Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

#comofas pra guardar dinheiro?

Eu estava falando com algumas meninas no grupo do Morando Sozinha no facebook e tive a ideia desse post!

Economizar é uma tendência que nunca sai de moda, mas que é suuuuper difícil de seguir, concordam? hahaha

Eu confesso que não tenho um centavo no banco, mas também não devo 1 centavo pra ninguém e sempre que tenho um “alvo” consigo juntar grana numa boa! Então resolvi dar umas dicas que funcionam muito bem comigo e podem te ajudar! Vamos la?


Bom, pra começar vou passar minha situação pra vocês: moro sozinha e sobrevivo do dinheiro de algumas aulas e um pouco que minha mãe manda… Pois é, ainda dependo por isso não posso ter dívidas de jeito algum!!!O que sempre ouvi em casa e trago comigo é: NADA DE PARCELAS! Uso cartão de crédito porque moro no interior e só as meninas do interior vão me entender… Não se tem tudo a mão, é difícil achar muitas coisas e as vezes apelamos pra compras na internet! Mas mesmo assim muitos sites estão começando a perceber isso e aceitando débito ou boleto e eu sempre opto por essas formas de pagamento quando posso!

Então primeira dica: precisou comprar algo da internet? Pague a vista, mesmo que no crédito!

Pra quem já tá enrolado em dívidas, cartão, carnês, parcelas eu recomendo duas coisas:

-1: Assista esta série na Discovery Home and Health (sério, parece besteira, mas vai te ajudar a ver como você NÃO quer ficar e dar ótimas dicas de como preparar um orçamento, negociar dívidas e gerenciar os gastos pra não depender de ninguém!)

-2: Livre-se! Deixe o cartão de crédito em casa, se possível quebre-o até pagar as dívidas. Saia com o dinheiro contado na bolsa e todo dia antes de sair coloque num papel o que você REALMENTE precisa comprar! Vá pagando as parcelas até elas sumirem!

Pra quem tá indo morar sozinho ou casando:

Sabemos que mobiliar uma casa é uma coisa que demanda muito tempo e dinheiro… Será?

Quando vamos morar sozinho já colocamos na nossa cabeça a casa dos nossos sonhos com os móveis perfeitos. Mas a moda agora é customizar! Armários sem porta, mesas repintadas ou cobertas com papel contact, decoração com fotos em murais ou direto na parede ao invés de quadros e molduras… Você não precisa correr lá nas Casas Bahia e parcelar seu quarto em 10 vezes sem juros quando você pode pagar por ele inteirinho a vista.

SIM! A vista! Provavelmente na sua cidade tem alguma faculdade pública (estadual ou federal) pro pessoal de São Paulo deve ter FATEC também. Se não tiver na sua cidade, deve ter perto! A dica que eu dou é simples e eu uso e não me arrependo: procure no facebook grupos de estudantes, de faculdades e comece a comprar deles! Pra quem quer tudo novinho e bem cuidado a dica é comprar de meninas e de repúblicas femininas!
Muitos estudantes estão se formando e indo embora e sempre tem coisas que eles usaram por quatro anos ou menos pra vender, porque não compensa levar a mudança quando moram longe e essas coisas etão super bem cuidadas!

Olhem essa mesa! Paguei 90 reais, sim SÓ 90 reais com cadeira e tudo! Comprei de um menino que ia morar no Canadá e precisava vender tudo que tinha em um mês:

Armários, racks, tevê, geladeiras, microondas, fogões, você acha tudo super bem cuidado e de qualidade por preços muito baixos! Afinal de contas não tem porque eles levarem e qualquer graninha ajuda na hora de ir embora!
Fazendo isso você não arruma dívida e ainda pode comprar coisinhas extras pra ajudar na decoração do seu cantinho!

 

Dicas pra quem quer GUARDAR dinheiro, seja pra ter numa emergência, seja pra atingir um alvo:

Depois de se livrar das parcelas desnecessárias e quitas as dívidas está na hora de guardar dinheiro. Eu sempre vejo a economia como uma dívida de vida ou morte. Isso mesmo, encaro como algo que eu preciso PAGAR todo mês.

Se você quer ter uma graninha no banco ou quer guardar pra comprar um carro, uma viagem, pra formatura, etc. a melhor coisa é criar uma divida mensal com você mesma e pagá-la! Tenho duas dicas que podem te ajudar:

-1: Abra uma poupança, (É IMPORTANTE QUE VOCÊ NÃO AFILIE ELA À SUA CONTA!) quando chegar o cartão QUEBRE. Isso mesmo! Depois você tem que depositar todo mês uma quantia nela e não mexer! R$ 5, 10, 50, 100 reais por mês que numa emergência é só ir lá dentro do banco e sacar!

Você também pode transferir ou por no débito automático uma quantia mensal pra essa poupança. O importante é não ter como você sacar o dinheiro sem ir lá dentro do banco, assim você vai pensar mil vezes antes de mexer nessa grana!

-2: Combine com alguém de sua confiança pra todo mês COBRAR de você um valor x. E fale pra essa pessoa cobrar MESMO, como se você fosse o pior devedor do mundo. Essa pessoa pode guardar ou depositar o dinheiro pra você se você achar que sozinho não vai dar conta de juntar!

 

Outra coisa importante são as MOEDAS! Sim as moedas fazem milagres!!! Ao invés de deixar as moedas sumirem dentro da bolsa tenha o bom e velho porquinho que é preciso quebrar pra tirar as moedas, mais um jeito de pensar BEM antes de mexer no dinheiro guardado! A única coisa é que assim você não tem muito controle de quanto tem guardado…

 

Passar as contas pra um caderno também pode ajudar a abrir os olhos e ver que tá gastando muito com o que não precisa! Mas você tem que anotar cada sorvetinho comprado e cada 10 centavos achados na rua! Dá trabalho, mas ajuda a ver o que pode ser cortado!

 

 

Bom pessoal essas foram as minhas dicas! Espero que gostem e ajudem vocês!!! Tem me ajudado muito!

Share

K-Chan Nhayök

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo