Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Como cuidar de um cachorro dentro do apê

Esse post foi sugestão da Cristina, que leu meu post sobre a lei que garante que você pode sim ter cachorros em apartamento e me pediu dicas de como cuidar do cachorro pra ele se dar bem no apê! 🙂

Então, vamos lá? :a16:


Quando eu ganhei o Yuki eu ainda não sabia onde ia morar… Se com meu pai numa casa grande com quintal, se numa edícula ou se num apê em Assis… Mas uma coisa era certa: eu queria o Yuki DENTRO de casa! Queria essa experiência porque pretendia morar sozinha e acho apartamento mil vezes mais seguros que casas e queria ver como era ter um cachorro que dormisse comigo, ficasse dentro de casa e não dependesse do quintal.

Isso porque eu tinha em mente que, indo morar sozinha, era assim que ia ser e eu queria aprender como era.

Já vou dizendo… É BEM difícil.

O mais difícil no começo é ensinar o cachorro a ficar sozinho. Isso acontece sempre com qualquer cachorro, mas aqueles que ficam dentro de casa tem a tendência de se sentirem mais abandonados quando você sai pra trabalhar, estudar, o que for e o Yuki deu MUITO trabalho! Ele chorava muito alto e por horas quando eu saía de casa e isso é bem complicado pros vizinhos…

As dicas que eu tenho pra dar são dicas que eu peguei com a veterinária que cuida dele e na net, são simples, mas dão trabalho e devem ser feitas todos os dias!

-Passear com o cachorro todos os dias, passeios de no mínimo meia hora. Isso é importantíssimo, principalmente quando não tem quintal em casa. Não adianta correr com o cachorro por 10 minutos pra ele gastar energia e já querer voltar, porque ele vai ficar bem cansado, mas cinco minutos depois ele já vai estar pronto pra outra! Procure passear ANTES de sair de casa e deixá-lo sozinho! Assim, quando você sair ele vai dormir!

-Deixar ele em cômodos que você não está, mesmo quando você está em casa. Nada de deixar ele entrar no banheiro com você e as vezes tranque ele no quarto, ou na sala enquanto você faz alguma coisa. Por mais que ele chore não “responda”… Fale, cante, emita sons, mas não diretamente pra ele, apenas pra que ele perceba que você está ali e se acalme.

-Antes de sair, recompense ele. Sempre que eu vou sair de casa eu coloco pro Yuki um pouco de ração molhada da Pedigree, ele ama e devora! Aí eu saio bem rápido enquanto ele come pra ele não me ver saindo! E funciona muito bem! Isso é bom pra ele ver que você sair é algo legal, que ele vai ganhar algo bom em troca de te esperar.

-Deixe a TV ligada. Eles assistem TV, se você não tiver, pode deixar o notebook rodando um filme, ou então o rádio, isso vai fazer parecer que tem gente em casa!

-Deixe os brinquedos dele espalhados e esconda petiscos. Assim ele vai ter o que fazer: brincar, farejar, comer… E não vai ficar entediado.

-Ao chegar em casa, o ignore. Isso é o mais difícil de fazer, porque ele vai pular em você, chorar, querer atenção. Afinal de contas, toda vez que a gente sai o cachorro acha que foi abandonado e quando você chega a vida é uma festa, mas se você já for pegar no colo e dar carinho ele vai achar que está fazendo certo em chorar e festejar daquele jeito, é melhor ignorá-lo até que ele se acalme e aí sim ir fazer carinho e mostrar que também sentiu falta dele.

-Deixe fios, papéis, cortinas e latas de lixo no alto e longe do alcance deles. Sabe quando você chega e a casa tá de ponta cabeça? Dá vontade de dar uma bronca bem feia no coitadinho. Mas não é culpa dele! Ele achou que estava abandonado e ficou nervoso! O certo mesmo é a gente cuidar pra tirar tudo que ele possa estragar do caminho dele e não ter surpresas quando chegarmos em casa!

 

Sobre a higiene do cachorro é extremamente importante que ele tome pelo menos um banho semanal, que você tenha em sua casa produtos como:

  • Desodorizador de ambientes: Vende em qualquer mercado, na seção de pets! Quando ele fizer xixi ou cocô em um lugar que não devia não brigue! Você deve limpar assim que puder e passar um desodorizador, porque mesmo beeem limpinho ele ainda vai sentir o cheirinho dele ali e achar que pode fazer de novo!
  • Pipi não pode/Pipi pode: Esses vendem em qualquer pet shop, um você pode borrifar onde ele NÃO deve fazer xixi e cocô, o outro é pra borrifar onde dele DEVE fazer… Simples e intuitivo… O cheiro do pipi não pode é um pouco forte, mas eu GARANTO que funciona!
  • Anti-pulgas e anti-carrapato: É bem importante ter isso em casa, tanto aqueles de aplicar no animal, quando o de limpar a caso, caso haja uma infestação ou algo do tipo (por mais que o cachorro seja limpíssimo, as vezes em épocas de chuva, acontece…)

Outros produtos que eu ACHO importantes: pra cachorros de pelo longo é bom ter um pente para pentear e desembaraçar, um pente pra tirar pulgas (parece um pente fino, de tirar piolhos, mas é mais fino ainda!), escova de dentes e pasta de cachorro, caixinha de transporte pra se precisar levar ele pra viajar, ou pro vet numa emergência e muuuuuuuuuuuitos ossinhos, petiscos e brinquedos, afinal de contas eles são eternas crianças!

Espero que tenham gostado das dicas!!! Um beeeijo!

Share

K-Chan Nhayök

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo