Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Papo sério

É puro machismo!

Fui vítima de machismo… Machismo daquele tipo sutil, porém cruel.
Há pouco tempo atrás eu dizia que era mais machista que qualquer coisa… Mas na verdade acho que é porque eu não entendia bem o que era machismo… Sempre fui do tipo que aceitei diferenças entre homens e mulheres… Diferenças físicas, emocionais e cognitivas… Não que um fosse inferior ao outro, mas sempre tive em mim (e tenho até hoje) que homens e mulheres são diferentes. E são mesmo, não há como negar.
O problema do feminismo… Assim como de qualquer grupo de lute por uma minoria é que as pessoas muitas vezes confundem luta por direitos iguais com luta por superioridade. E essa confusão vem tanto de quem tá dentro quanto de quem tá fora desse “movimento” e disso é usado para criticar e atacar.
Homens e mulheres são diferentes com capacidades e habilidades diferentes… Mas isso não os impede de poderem realizar as mesmas atividades… Cada um utilizando os recursos que tem… Se os homens tem mais força física, eles podem levantar mais peso sem esforço, certo? Mas não podemos negar que as mulheres tem mais criatividade e, com isso, podem inventar um jeito de levantar o mesmo peso sem uso da força física que não tem!
Sou a favor de homens e mulheres terem as mesmas oportunidades… Serem avaliados como seres humanos que são e não pela genital que carregam. Cabe a cada um, a cada indivíduo, aceitar a tarefa ou não e não a cada avaliador decidir se a pessoa pode por ser mulher e não pode por ser homem ou vice e versa.
Homens sofrem com isso também, eu sei. Homens não são contratados para serem babás porque as famílias tem medo que eles abusem de seus filhos… Mas ninguém espera isso de uma mulher.
Por isso eu digo… Defendo os direitos iguais a qualquer um… Não milito em nenhuma “causa” porque vejo pessoas como seres individuais e não como grupos…
Enfim… O que eu queria contar nesse post é que essa história da pesquisa sobre estupro me fez pensar no que estou fazendo com meu corpo e porquê.
Fui vítima de machismo… Meu ex namorado se virou para mim e disse que eu sou gorda demais… Que não tem tesão e que eu tenho que emagrecer a qualquer custo para que ele goste de mim. As desculpas de sempre: vou ser mais atraente, vou ter mais disposição, vou poder fazer mais coisas pra e com ele etc etc…
É claro que há tipos físicos e tipos físicos… Mas ele não era muito mais alto que eu e… Oras! Pesa mais que eu!
Os comentários dele transformaram minha vida num inferno… Desde dezembro não consigo me olhar no espelho e me sentir bonita ou atraente. Mesmo com o fim do namoro decidi emagrecer… Mais por ele que por mim, confesso… Mas sei que daqui ha algum tempo isso fará muito bem pra minha autoestima… Eu saí destruída desse namoro e se ficasse parada eu não sei se conseguiria seguir em frente…
Com essa pesquisa eu me peguei pensando: “se eu emagrecer e ficar bonita as chances de eu ser estuprada aumentam!” Que pensamento horrível! Como se apenas as meninas lindas (segundo um padrão de beleza imposto por quem? Ah! Homens, é claro!) Fossem estupradas… Se fosse assim a solução era simples e até prazerosa: vamos comer tudo que faz mal, engordar, usar roupas feias e não usar mais maquiagem! Se os estupradores fossem movidos pelo tesão de verem uma mulher bonita era só nenhuma mulher que não tivesse grana pra ter um guarda costas se tornar feia! (Nem venham com papo de que há mulheres que nascem bonitas porque nós mulheres sabemos que não é assim… Sabemos quantas horas de dedicação gastamos para nos sentirmos melhor com nós mesmas e com o mundo!) Com certeza se tornar feia valeria a liberdade de andar a noite sozinha e sair de casa sem medo.
Por que o machismo é uma coisa ruim? Porque isso que chamamos de machismo é uma coisa muuuito extremista… Todos os ismos e istas são ruins! (Machismo, machista, racismo, racista, nazismo, nazista… E me atrevo a ser excomungada dizendo que até o feminismo é ruim… Mas na verdade o feminismo nasceu de uma necessidade muito grande da desobjetificação da mulher!) O machismo cria padrões de beleza para as mulheres e, se minha utópica revolução das feias acontecesse um dia, em pouco tempo teríamos um novo padrão de beleza para atrair novos estupradores…
O que tá errado nisso tudo que eu falei e pensei é que estupradores não são movidos pelo tesão…Esse pensamento erradamente inculcado na cabeça dos brasileiros fez a pesquisa ter o resultado que teve. Não é que quem pensa que a mulher de roupa curta merece ser estuprada seja um estuprador em potencial… Na verdade quem pensa isso está apenas defendendo uma verdade universal de que a mulher é um objeto que deve dar prazer aos homens, coisa que meu ex namorado pensa e exigiu de mim: que eu emagrecesse e fosse mais atraente pra ele poder me amar.
As pessoas pensam que o estuprador não é mal… É só um homem que se sentiu tão loucamente atraído por uma mulher que não conteve seus instintos animais de reprodução e teve que obrigá-la a ter relações sexuais com ele… Assim como o marido traiu a mulher porque a amante o provocou tanto que ele não resistiu.
Isso acontece, óbvio. Mas a maioria dos casos de estupro são pessoas descontroladas, doentes, que já saem na rua com essa intenção e que pra ele/a qualquer pessoa é uma vítima em potencial. Inclusive mulheres “feias e gordas” como eu… Inclusive HOMENS!
É complicado, é MUITO complicado… Mas a verdade vai muito além do socialmente aceito… Daquilo que enxergamos no nosso campo de visão.
Abrir nossa mente é preciso. Enxergar além é necessário… Ou seremos um mundo cheio de istas e de ismos para sempre.
Resumindo: vou continuar emagrecendo… Porque isso não faz diferença na minha segurança… Feia ou bonita, magra ou gorda, eu não mereço ser estuprada.

est

Share

K-Chan Nhayök

5 comentários em “Papo sério

  1. Aime Reis, seu blog é bastante legal e vejo que você gosta muito de escrever.

    Seu formulário de contato não está funcionando, gostaria de entrar em contato com você.

    Aguardo sua resposta e mais uma vez, parabéns pelo seu blog.

    Ricardo

  2. Eu adorei seu texto. E, apesar de nao concordar com uma coisa ou outra, achei muito bom o teu ponto de vista e a forma como você o expôs. Concordo principalmente com o que você falou sobre homens e mulheres serem diferentes e termos que lutar pelos “direitos iguais”.
    Parabéns pelo seu post.
    Beijos

    1. obrigada linda! 😀
      eu escrevi esse post de brainstorm hahaha mas eh basicamente isso, acho que todos tem q ter direitos iguais e ponto. Nao existe minoria e maioria, existem seres humanos lutando pra viver e conviver bem!

  3. Esse seu ex é retardado. Só pode!
    Eu não sei aonde um cara q se acha superior, chega e te fala q vc precisa “melhorar” para ele te amar, é tão idiota quanto raptar uma criança&
    Amor não depende se vc é feia, gorda, linda, etc etc etc, aquele bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla q
    falam q vc tem q ser mais atraente e besteira^^^^ Esse negocio, não depende, estuprador não escolhe por questão de beleza& escolhe qualquer uma&não
    vai olhar, se vc é feia, eu sou feia, outra é linda, outra e orroroza e etc etc etc.uma pena! se foce desse jeito, não ia mudar nunca.se continuarem
    assim vamos viver cheia de ismo e ista pro resto da vida.ainda vamos ter q aguentar isso por milênios&
    Vamos ver, se daqui a trilhares, quadrilhares, quintilhares, cestilhares, setilhares, oitilhares, nonilhares&céculos, céculos, céculos, muitos céculos
    e mais céculos vamos ter esse tanto de ismo, ista e etc..
    Homem e mulher, é tudo igual.muda nada, foi essa praga q tomou conta do mundo chamada machismo..
    Q colocou isso na cabeça de bilhares de pessoas& uma besteira pura! grandes bjjjjjjjjjjjjjjjjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo