Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Profissão de Blogueiro #5 – Biomedicina

Mais um profissão blogueira quentinho!!!

Quero pedir desculpas pra quem já me mandou e eu ainda não postei, mas é que essa é a ultima semana na facul e tá corrido pra caramba >_<‘

O profissão blogueira sai uma vez por semana e é por ordem de chegada dos textos (no meu e-mail) que eu publico aqui!

Pra participar mande um e-mail contando sobre sua facul e sua profissão pra aimereis@yahoo.com.br.

Quem quiser saber por onde eu ando nessa semana, me segue no twitter!

Hoje eu trago a quinta profissão da tag ‘Profissão de Blogueira’, uma coletânea de posts com o intuito de ajudar aquele que está na fase da busca do vestibular e de uma profissão, aqui blogueiros convidados falam sobre sua experiência na faculdade, do mercado de trabalho em que atual e se o curso é realmente aquele conto de fadas que a gente espera!

 

A profissão da vez é biomedicina!

Nome: Renata;

Blog: Clumsy Luv.com;

Faculdade: Biomedicina;

“Quando vai chegando o fim do Ensino Médio começa a bater aquele desespero em relação ao curso que iremos fazer na faculdade. Comigo não foi diferente. No início do 3º Ano coloquei na minha cabeça que queria fazer Biologia, por conta da Genética, área que eu me apaixonei. Tanto que minha opção nos vestibulares da federal e da estadual foi Biologia. Mas no fim de outubro de 2005 saiu o edital do vestibular de uma faculdade particular aqui que iria implantar um novo curso: Biomedicina. Aquele nome me chamou atenção, pois tinha lido algo sobre o curso “Ciências Biomédicas” no Guia do Estudante. Vi que os cursos eram sinônimos e que ele também tinha área de Genética além de outras áreas.

No início todos me perguntavam “O que é Biomedicina? É Medicina? É relacionado com Farmácia?”, afinal, o curso era novo por aqui e ninguém (além de nós que estávamos cursando) tinha noção do que se tratava. Pra quem não conhece, o curso é voltado à pesquisa das doenças humanas, suas causas e dos meios de tratá-las. Além disso, podemos fazer exames e interpretar os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças. Podemos trabalhar em áreas como: análises clínicas, genética, biologia molecular, análises ambientais, entre outras. O curso tem duração média de quatro anos e temos que pagar algumas disciplinas básicas da área de saúde (como anatomia, histologia, patologia, parasitologia, microbiologia), mas algumas destas disciplinas são consideradas específicas para nós (como patologia clínica, microbiologia clínica). Além destas pagamos matérias como genética, biologia molecular, citogenética, citopatologia, etc.

Por sermos a primeira turma do estado tivemos alguns problemas durante o curso. Nossa clínica era pra ter ficado pronta antes, mas só começou a funcionar no ano passado, tivemos alguns problemas com algumas disciplinas (exemplo: em uma a professora titular estava grávida na época e pediu dispensa da nossa turma e acabou que nosso coordenador veio nos ensinar a matéria, mas mesmo assim ela ainda ficou jogada demais e no outro período pagaríamos uma matéria que precisava dessa outra e o professor viu que a maioria da sala tava “boiando” na revisão que ele fez no início do período e no fim das contas tivemos que pagar duas matérias em um período), os estágios feitos na faculdade (na clínica) ainda precisam ser melhorados. Mas isso é comum em tudo que é novo e não tem onde se basear.

Quanto ao mercado de trabalho, eu acho que nós temos tudo para nos dar bem. Daqui a alguns anos a faculdade irá contratar professores biomédicos para dar aula na faculdade e nós temos boas chances de ocupar essas vagas. Quanto à parte laboratorial eu ainda tenho certo receio. Como são poucos biomédicos aqui (por enquanto), as classes farmacêuticas e bioquímicas predominam nos laboratórios e alguns profissionais ainda não nos veem “com bons olhos”. Mas nada que alguns anos no mercado de trabalho pra que essa visão mude.

Mesmo com todas as dificuldades que nós passamos eu não me arrependo de ter entrado na primeira turma. Descobri que não tenho vocação pra trabalhar com Genética (XD), mas em compensação me apaixonei pela área de Análises Clínicas e pretendo seguir carreira fazendo especialização em Hematologia. Daqui a poucas semanas eu termino o curso e confesso que estou com um pouco de medo de sair dessa vida de estudante. Não sei se estou preparada para começar a trabalhar. Desejem-me boa sorte, porque eu preciso.

Renata Mury.

Faz pouco tempo que eu visito o blog da Renata, mas eu gosto muito do jeito que ela escreve *-*

E a facul dela é mara *-* Ela acabou de apresentar o TCC dela e a facul é o assunto do momento por lá hehe Eu também queria fazer biologia quando era pequena, mas desisti porque peguei aversão por números e, quer queira, quer não, ciências biológicas envolvem números!

Boa sorte na sua vida de trabalhadora Renata!!!! Você merece!

Beijooos

Share

K-Chan Nhayök

6 comentários em “Profissão de Blogueiro #5 – Biomedicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo