Youtube: 3 truques que ninguém te conta!
Tecnologia: o lado bom, que ninguém vê
3 lugares para conhecer no estado de SP
estudos-profissoes category image Estudos e profissões
Profissão de Blogueiro #1 – Engenharia de materiais
20 de outubro de 2009

Oi pessoal! Demorei né?
É que eu fiquei doente e tive prova a facul, aí tava estudando quando não tava de cama x.x Odeeeio ficar doente x.x Mas tou melhor 😀

Hoje eu vou estrear, ou melhor, uma blogueira liiiiiiiinda que eu amo <3 vai estrear uma tag nova! A tag ‘Profissão de Blogueiro‘, uma coletânea de posts com o intuito de ajudar aquele que está na fase da busca do vestibular e de uma profissão, aqui blogueiros convidados falam sobre sua experiência na faculdade, do mercado de trabalho em que atual e se o curso é realmente aquele conto de fadas que a gente espera!

A profissão da vez é engenharia! Vamos lá?

Nome: Lia Fugita;
Idade: 28 anos;
Blog: Verbo Ler
;
Facul: Engenharia de Materiais.

“Foi durante o colegial que eu percebi que fazer Engenharia seria uma boa idéia. Na época, eu pesei 2 coisas: minha facilidade com Exatas e o “salário médio inicial” da profissão, segundo o Guia do Estudante.
Para escolher a facu, eu tinha mente o seguinte: não pagar mensalidade e não morar fora de São Paulo. Só me sobrou uma única opção: Escola Politécnica da USP.
Botei na cabeça que tinha que entrar nessa faculdade, fechei os olhos e não parei de estudar pro vestibular.
Passei de 1ª. Uma única opção, uma única tentativa, e eu passei.
Eu acredito profundamente que eu consegui essa façanha porque eu estudei sério, com responsabilidade e comprometimento comigo mesma. Não encarei o vestibular como se fosse uma brincadeira, mas também não vi como se fosse uma obrigação, por exemplo, para com meus pais. Era a minha carreira, o meu futuro que estava sendo determinado. Eu, eu, eu.

Já dentro da Poli, a imagem que se tem de um curso de Engenharia é, em boa parte, verdadeira: muitos números, muitos cálculos. Mas também tem a parte do raciocínio lógico que não necessariamente envolve uma calculadora. Muitas matérias são bem difíceis, você tem que ralar bastante, mas nada que uma boa dedicação não dê conta.
A Engenharia de Materiais estuda o seguinte: Que tipo de material é adequado pra fabricar/construir determinado objeto? Que propriedades esse material tem que ter para que ele seja adequado? E qual a estrutura (em níveis microscópicos) ele tem que ter para apresentar determinada propriedade? Trocando em miúdos, por que não fabricam um carro do mesmo material de um tijolo???
No último ano de faculdade, eu estagiei durante 6 meses na Companhia Siderúrgica Nacional, onde são fabricadas chapas de aço para diversos usos, como automóveis, geladeiras, fogões, latas para produtos alimentícios. Foi ultra interessante, aprendi muito e vi muita coisa legal, principalmente nas visitas à usina.

No final, já depois de formado, você percebe que o que realmente aprendeu de bom na Engenharia não foi necessariamente o conhecimento, mas sim a habilidade de “pensar como engenheiro”, de ter raciocínio lógico. Isso dá aos engenheiros uma versatilidade para trabalhar em diversas áreas, como consultoria e bancos, além da própria área de formação.

Depois de passados 11 anos, depois de tudo que aconteceu, se eu pudesse voltar no tempo, em 1998, quando eu estava prestando vestibular, eu faria o mesmo caminho de novo, da mesma forma. Eu curti muito ter estudado Engenharia, e tenho muito orgulho disso também! Valeu muito a pena ter ralado pra entrar… e pra sair!! =)”

Eu amo a Lia, faz uns 5 anos que acompanho o blog dela! Ela é fofa e a profissão dela é meio que o SONHO de muita gente né? Sem contar que ela fez USP, acho que a USP é também sonho de muita gente. Eu prestei USP, mas como ela disse, tem que se dedicar muuuito, eu fiquei na lista de espera e optei por cursar UNESP mesmo, até porque meu curso não é licenciatura na USP.
Depois eu falo um pouco do porquê eu quis Letras, mas espero que tenham gostado do que a Lia escreveu pra vocês!

Beijos Lia, brigada por participar *-*

Share

Post por: K-Chan Nhayök




16 Comentários em “Profissão de Blogueiro #1 – Engenharia de materiais”


Ana 20-10-2009

OiiH! Tudo bem? Ah, eu tava pensando de no Fala Serio eu postar sobre algumas curiosidades sobre ela e outros famosos. Uma vez j

| Responder
Paaty 20-10-2009

Ol

| Responder
Sakura 20-10-2009

Aloha! Legal a profiss

| Responder
Lia-chan 20-10-2009

Liiiiinnndaaa!!! Milll obrigados pelos mil elogios!! Eu sempre falo: voc

| Responder
Seu nome aqui 20-10-2009

adorei a tag!!! pena q n

| Responder
Paaty 21-10-2009

A proxima vai ser de direito? Que legal :cute: Beijos

| Responder
Ana 22-10-2009

OiiH! legal! qual vai ser a proxima profissao? tambem espero me decidir :xD: rsrsrs tenha uma otima semana! bjus

| Responder
Paaty 22-10-2009

Ol

| Responder
Sara 22-10-2009

Legal ver a determina

| Responder
Renata 23-10-2009

Adorei essa ideia do seu blog. E claro que eu topo participar da sua tag. Vai ser bom falar do curso que eu amo! ;*

| Responder
Lusinha 24-10-2009
| Responder
Ana Carolina 24-10-2009

Que legal,entrevista uma futura jornalista /euquero 🙂

| Responder
Rodrigo 25-10-2009

super arrazou na indica

| Responder
Daniela 25-10-2009

Bacana a ideia de postar sobre a profiss

| Responder
Luly 25-10-2009

Legal essa sua id

| Responder
Klaryan.com » Blog Archive » O que é Iniciação Científica? 11-04-2010

[…] Mas… O que diabos isso quer dizer? Trocando em miúdos, a iniciação científica é um projeto desenvolvido pelo aluno durante o curso de graduação, o aluno escolhe um tema a ser trabalho, ou auxilia um professor que já tenha um tema definido. Um professor fica responsável pela “orientação” do aluno durante o período em que se realiza o projeto de iniciação científica, indicando leituras, alertando a prazos e corrigindo/conferindo relatórios de progresso. Com a iniciação científica você pode ganhar bolsas de estudo, mas não necessariamente todo aluno que realiza um projeto ganha a bolsa, caso você consiga uma você deve enviar relatórios para a ‘empresa’ que te financiará e participar obrigatoriamente de congressos. As bolsas vão, é claro, para os melhores projetos. Nenhum aluno é obrigado a realizar um projeto de iniciação científica. Normalmente o tema desenvolvido na iniciação será levado por você ao mestrado, doutorado, etc, por isso você precisa escolher algo no que REALMENTE goste de trabalhar/pesquisar. (Mas nada impede que você tente mestrado em outra área!) Mestrado, doutorado, etc também não são obrigatórios, assim como a graduação não é obrigatória ;D A tag Profissão de Blogueiro, pra quem não conhece, é uma tag fixa aqui do blog que serve pros blogueiros de plantão falarem sobre sua faculdade/profissão a fim de ajudar blogueiros mais novos nessa difícil escolha! Falamos como REALMENTE é ser um professor, historiador, engenheiro e o que é NECESSÁRIO estudar pra seguir essa área! Se você quer divulgar e falar um pouco mais (bem ou mal) sobre a área que você atua mande um e-mail para klaryanzyer@hotmail.com com seu nome, blog e um texto contando mais sobre sua profissão que eu publico aqui no blog! A profissões que já foram publicadas aqui: Produtora Editorial; Biomédica; Nutricionista; Enfermeira; Historiadora e Engenheira de materiais. […]

| Responder

Comentar






*Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
*Sem spam e sem xingamentos nos comentários.