Youtube: 3 truques que ninguém te conta!
Tecnologia: o lado bom, que ninguém vê
3 lugares para conhecer no estado de SP
estudos-profissoes category image Estudos e profissões
Profissão de Blogueiro #14 – Design de Moda
15 de julho de 2015

OI-Ê! Tudo bem com vocês? Estou mantendo a promessa dos posts heeeim!

E hoje, trago um “Profissão de Blogueiro“, uma coletânea de posts com o intuito de ajudar aquele que está na fase da busca do vestibular e de uma profissão, aqui blogueiros convidados falam sobre sua experiência na faculdade, do mercado de trabalho em que atual e se o curso é realmente aquele conto de fadas que a gente espera!
O de hoje é suuuuuper especial, porque é uma profissão que 99% de quem mexe com blog já pensou em seguir: moda!

Se você tiver interesse em participar do Profissão de Blogueiro, mande um e-mail com seu nome, seu curso/profissão, fotos, seu blog e seu texto para aimereis@yahoo.com.br!

A linda da Isabel Alves (dona do Monde Notre e que também escreve comigo lá no Coisas de Blogueiras!) tá nessa área e nos mandou o relato dela e me fez pensar bastante sobre essa profissão, espero que inspire vocês também! 😀 Vamos lá?

Profissão de Blogueiro - Design de modaIsabel Alves, 21 anos.
Curso: Design de Moda – Estilismo/SENAC
Blog: Monde Notre.

A moda pode ser uma prisão ou uma liberdade, depende do modo como você a olha. E eu, sempre fui fã dessa liberdade, quando era menor (uns 12 anos) costumava modificar minhas roupas e criava coisas bizarras. Depois passei a fazer cosplay/lolitas em eventos e comecei a procurar mais sobre tecidos, acabamentos, tipos de costuras e tudo mais. Logo depois ganhei minha máquina de costura e comecei a ter realmente contato com esse mundo, minha família não é nenhum pouco relacionada a moda, porém sempre me incentivou e nunca teve preconceitos sobre a área.

Quando terminei o colégio, como não tinha a graduação de Moda na cidade em que eu morava, comecei a fazer o curso profissionalizante de estilismo no SENAI, que me ajudou bastante a ver se eu queria trabalhar com isso. Não acho nem de longe o curso suficiente para quem quer ingressar na área, pois ele é superficial, serve apenas para ter uma ideia mesmo. Se você é indecisa ou se na sua cidade não tem a graduação, sugiro procurar os cursos do SENAI. Logo depois que terminei o curso decidi vir para São Paulo, prestei vestibular no SENAC, passei e estou lá até hoje.

Me decepcionei muito com o ensino da graduação, tem que ter o coração de ferro para aguentar algumas críticas e o ambiente que sinto é de tensão o tempo inteiro. Quando aparece UMA vaga de estágio, MUITOS se inscrevem e não comentam nada pro amigo – para não ter concorrência! – e assim vai… No começo foi bem difícil processar tudo aquilo: os prazos, as datas e as críticas pesadas, mas tudo faz parte de um processo e você vai se acostumando a ele. Tem professor que faz isso querendo te preparar pro mercado de trabalho – que anda super acirrado! -, é chato, porém necessário. Hoje já estou no 6º período e só Deus sabe quantas vezes tive que madrugar para cumprir prazo, é muito difícil trabalhar com datas quando falamos de algo que envolve tanto a criatividade, mas a faculdade está aí justamente para te preparar.
Também vejo pessoas que se decepcionam por causa das matérias, que são as mais diversas possíveis. Além da parte teórica, também aprendemos a costurar, modelar, criar, desenhar… É raríssimo uma pessoa gostar de todas as etapas, mas se quiser fazer a graduação terá que passar por todas elas. Algumas coisas acho desnecessárias, mas a maioria entendo a importância para alguém que quer ser estilista, já que ele precisa se comunicar com todas as etapas da produção de sua coleção. Por mais que seja bem difícil montar sua própria marca, a faculdade se foca em te preparar para isso. E além disso, não deixa de ser um ótimo começo para quem quer ser stylist, figurinista, produtor, entre outras.

Enfim, o curso de moda é para pessoas que de fato gostam da área e possuem interesse desde cedo, já que não se baseia nem um pouco nos clichês de “aprender se vestir bem” ou “indicar looks para as amigas“.

E aí?

Era isso que você pensava da faculdade de moda? Juro que eu não esperava tudo isso, mas faz sentido. E o que a Isa disse sobre ser super difícil trabalhar sob pressão e com prazos quando temos que lidar com criatividade é a mais pura verdade!
Não deixem de visitar o Monde Notre, o blog maravilhoso da Isa! E qualquer dúvida é só gritar que ela ajuda! <3

Share

Post por: K-Chan Nhayök




2 Comentários em “Profissão de Blogueiro #14 – Design de Moda”


Isabel 15-07-2015

Aime! Muito obrigada pelo convite, adorei poder contar a minha versão da faculdade de moda.
Adorei muito sua iniciativa e acho super válido para as pessoas realmente
terem mais noção antes de prestar vestibular. Não tive nem ideia
do que era a área antes, mas mesmo assim não me arrependo 🙂
Beijos!

| Responder
K-Chan Nhayök 15-07-2015

Obrigada você por participar! <3 Tenho certeza que essa é uma das profissões mais procuradas por quem quer ser blogueira e que ngm sabe muito como realmente é a faculdade!!!

<3

Beijãããão!

| Responder

Comentar






*Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
*Sem spam e sem xingamentos nos comentários.