Youtube: 3 truques que ninguém te conta!
Tecnologia: o lado bom, que ninguém vê
3 lugares para conhecer no estado de SP
estudos-profissoes category image Estudos e profissões
Profissão de Blogueiro #8 – Biologia
30 de novembro de 2014

Oi pessoal! Lembram dos posts do Profissão de Blogueiro? Então… A ideia é fazer posts onde os blogueiros falam de suas profissões pra ajudar quem está na dúvida do que fazer da vida hahaha

Pra participar mande um e-mail contando sobre sua facul, seus dados, fotos e sua profissão pra aimereis@yahoo.com.br

Hoje eu trago a sexta profissão da tag ‘Profissão de Blogueira’, uma coletânea de posts com o intuito de ajudar aquele que está na fase da busca do vestibular e de uma profissão, aqui blogueiros convidados falam sobre sua experiência na faculdade, do mercado de trabalho em que atual e se o curso é realmente aquele conto de fadas que a gente espera!

A profissão da vez é biologia!

Nome: Laura Gouvêa;

Blogs: Juro de Mindinho e Mãe da Filha da Mãe.

Faculdade: Biologia;

Olá, pessoal!

Sou Laura, tenho 24 anos e já posso me considerar bióloga (falta só colar o grau, mas já acabou tudo).

Desde sempre tive uma intensa paixão pelas coisas simples e lindas que a Natureza proporciona aos nossos olhos. O verde dos vegetais e as cores intensas dos animais sempre me fizeram perder horas em frente à TV vendo National Geographic.

Em 2010 comecei o curso na USC – Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, na modalidade bacharelado. A faculdade era excelente. Professores maravilhosos e competentes, a faculdade apoiava os alunos e seus interesses, sempre tinha cursos/viagens pra se aprofundar (mesmo eu não conseguindo ir em nenhuma). Lá eu descobri que minha paixão pela Biologia era muito maior do que eu pensava.

Em 2012 mudei pra São José do Rio Preto e peguei transferência pra UNiRP, mas dessa vez pra licenciatura (aqui não pode fazer bacharel somente ou antes da licenciatura). Os professores até que são bons, mas não há aquele apoio integral como havia em Bauru. Infelizmente na faculdade daqui de Rio Preto há uma certa facilidade pros alunos que “puxam saco” e isso é algo que considero totalmente antiético.

Mesmo com tudo isso, nunca pensei em largar a biologia, afinal, era e continua sendo meu sonho pra vida.

O mercado de trabalho é complicado e tudo depende do empenho que cada um tem. Por exemplo, em Rio Preto pude notar que é mais voltado à educação, que é algo que não quero pra mim.

Biologia é uma área muito ampla. Pode-se trabalhar desde a parte ambiental – licenciamento, gestão ambiental, parte de conservação – até em laboratórios – parte de embriologia, análises clínicas e por aí vai.

A área que realmente quero seguir é a marinha. Fiz estágio de um mês no Projeto Tamar lá na minha cidade (Ubatuba/SP) e tive ainda mais certeza. Quero muito conseguir fazer uma pós nessa área ou estudar bastante pra ir pro Ceará fazer mestrado. Isso está nas mãos de Deus!

Acho que quem quer realmente isso pra vida, deve investir em um bom curso de inglês (que é o que vou fazer agora) e estudar pra caramba pra passar num bom mestrado e doutorado. Embora não haja um investimento considerável em pesquisas, há concursos pra professores de universidades (e ganha razoavelmente bem) e demais empresas.

O piso salarial atual fica em torno de R$4.344,00. Mas, por exemplo, eu ia prestar um concurso onde o salário girava em torno de R$3.00,00.

Confesso que escolhi isso pra minha vida pela paixão e por não me ver fazendo outra coisa, pois desde o começo sabia das dificuldades e condições que a profissão me reservava.

Ganha pouco? Ganha! Mas, pra mim, a realização pessoal é maior do que os valores que podem cair na minha conta. Vai de cada um!

Pra quem pretende cursar Bio, deixo uma dica: tem matemática, física e química no curso, veja se você realmente quer isso pra vida, não é tão fácil como parece, a paixão pela coisa é o que realmente importa, você sempre será visto como um desocupado (ou até usuário de coisas ilícitas), vão achar que você tem obrigação de saber tudo sobre TODOS os animais e vegetais, não vão admitir que você tenha medo de qualquer bichinho que seja (eu tenho de lagartixas) etc…

Um grande beijo da mais nova bióloga do pedaço!

A Laura tem dois blogs lindos que valem muuuito a pena serem visitados! Juro de Mindinho e Mãe da Filha da Mãe <3

Eu AMO bio e sempre quis fazer biologia, mas como sou meio bipolar, escolhi letras no dia da inscrição de vestibular hahaha Quem sabe um dia? Eu fiquei mais apaixonada ainda pela profissão com esse post lindo! <3 E vocês? Tem dúvidas ainda? Perguntem aí nos comentários ou pra Laura! Áh e também podem participar do blog mandando sua história pra mim! Vou amar ler e publicar! 😀

Beeeijos :*

Share

Post por: K-Chan Nhayök




2 Comentários em “Profissão de Blogueiro #8 – Biologia”


Laura 30-11-2014

Espero ajudar os indecisos de plantão!

beijos

| Responder
Caio 02-12-2014

meu amigo, depois q começou a estudar biologia, ta viciado em insetos, só publica fotos sobre isso

| Responder

Comentar






*Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
*Sem spam e sem xingamentos nos comentários.