Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Seguro saúde para viajar para Portugal (morar/estudar)

Em primeiro lugar eu queria pedir pra vocês que CONFIRMEM com o consulado que vai soltar o visto de vocês, se eles ainda aceitam o PB4 (devido a crise alguns consulados portugueses passaram a exigir seguro de saúde particular -feitos em agências de viagens- pra soltar os vistos desde 2011!)

 

O que é? PB4 é um seguro de saúde que permite aos brasileiros fazerem uso do serviço de saúde pública português, quando em Portugal.

Quanto tempo vale o PB4? Um ano, depois tem que renovar, você pode pedir pra um parente renovar pra você no Brasil.

 

Como é o serviço de saúde pública português? É melhor que o do Brasil sim, mas ainda tem flias e o atendimento não é 100%, sem contar que aqui o atendimento NÃO é gratis, mesmo sendo público, cada atendimento no hospital/posto de saúde tem taxas que vão desde 2€ até 60€!

 

Onde fazer o PB4? Você tem que ir até o Ministério da Saúde do seu Estado com cópia do passaporte, 3 últimos holerites (ou comprovantes de recolhas de INSS) e rg (tudo com cópia) e pedir.

 

Eu tenho que contribuir no INSS? Sim, se tiver menos de 21 anos pode ser dependende de seus pais, mas se não tiver e não recolher INSS mais, deve se inscrever como contribuinte independente, ou autônomo e começar a recolher para ter direito ao PB4 (qualquer escritório de contabilidade te explica isso)

 

E na hora de renovar o PB4? Você tem que estar com a recolha do INSS em dia, ou seja, se for contribuinte individual tem que ter continuado recolhendo durante o primeiro ano em Portugal, se largar o emprego pra vir pra cá, tem que começar a recolher como individual, se for dependente dos seus pais, eles tem que continuar recolhendo.

 

Chegando em Portugal com o PB4? Depois de arrumar casa você deve ir até o posto de saúde mais próximo para ‘cadastrar’ seu PB4, esse comprovante que você pegar no posto de saúde que vai valer para validar seu visto no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)

Share

K-Chan Nhayök

2 comentários em “Seguro saúde para viajar para Portugal (morar/estudar)

  1. oie aime!
    adorei o post… apesar de que não estou planejando ir para portugal tão em breve, mas é bom saber que é simples conseguir o seguro de saúde caso eu deseje viajar para lá. achei legal esta facilidade de “ativar” o seguro por conta do INSS pago aqui no brasil, super interessante… talvez quando eu for para aí faça desta forma! valeu pela dica… 😉
    beijo, beijo!

  2. Ola! estou desesperada com este ultimo topico… já tenho o pb4 e estou em lisboa, e simplesmente nao sei o que fazer com o papel que me deram. procurei na internet por postos de saude em saldanha e nao veio nada! há um outro nome para isso? sabe se posso validar no hospital santa maria? Obrigada! Raquel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo