Novembro azul – Livros Azuis!

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, fomos pioneiros ao lançar no Brasil o Novembro Azul, que se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Por causa dos ~~rolos de minha vida~~, “perdi” o outubro rosa, mas vim trazer um post dedicado ao Novembro Azul, os meus “Livros Azuis” favoritos!

Vamos lá? 😀

  • A Esperança, por Suzanne Collins.

Li esse livro esse mês, em uma tacada só e um atrás do outro, devorei a trilogia dos Jogos Vorazes, esse é o último e, de longe, o meu favorito dos três, o que foge a regra de eu não gostar de últimos livros, porque significam o fim e o fim nunca é o que a gente espera…

Mas Suzanne me surpreendeu e eu AMEI o fim, embora não tenha sido do jeito que eu esperava hahaha

Não vou passar muito do enredo nem da sinopse, porque viria muuuito spoiler junto, mas pra você que gosta de livros com leitura fácil, que te envolvam na leitura e que te façam pensar pra além do escrito, eu SUPER RECOMENDO a leitura dessa trilogia maravilhosa.

A história da trilogia é basicamente a vida de uma garota (o livro é em primeira pessoa, achei que isso limitaria demais a história, mas pelo contrário, a deixou mais envolvente ainda!) pobre, que vive no distrito mais pobre que existe no mundo atual (o mundo não é mais como conhecemos hoje!) e acaba sendo levada para participar dos Jogos Vorazes, uma mistura de Big Brother, com No Limite, mas onde só um participante sai vivo. A capital domina e controla tudo e esse banho de sangue tem uma propaganda tão forte que as pessoas encaram isso como normal, assistem, vibram e torcem, como se fosse apenas mais um show televisivo, sem se importar que aquelas pessoas estão literalmente perdendo suas vidas ao vivo. Mas a história oma um rumo totalmente novo e a protagonista vai vivenciar uma revolução nesse mundo. Falei um pouco sobre o livro/filme aqui nesse post e o filme da parte um desse livro saiu esse mês! 😀

  • A Culpa é das Estrelas, por John Green.

Eu confesso que não queria ler hahaha Achei que seria mais um livrinho bobo de amor adolescente, mas quando peguei pra ler tive que engolir a língua hahaha DEVOREI o livro, não conseguia parar de ler, se li em dois dias demorei muito… Porque simplesmente a história é tão envolvente, mas tão envolvente que você não quer parar!

Fala basicamente de um problema que tem tudo a ver com o Novembro Azul: o câncer, mas o mais incrível desse livro é que ele não fala sobre câncer. Peraí, mas comassim Aime?!?!?!?!?! É isso mesmo, o câncer nesse livro não é um empecilho para uma história de amor, se correr atrás dos sonhos, de continuar sonhando e de viver enquanto e o máximo que se pode!

A protagonista tem um câncer terminal, mais um livro em primeira pessoa, mas isso não a impede de viver, de sentir, de se apaixonar, de viver esse amor e de ser uma adolescente. É claro que tem horas que a doença a limita e a puxa para a “realidade” limitada que ela tem que viver, ela chora, reclama, se estressa, mas acaba seguindo em frente e isso é lindo, isso inspira, isso faz os nossos problemas parecerem estúpidos demais!

E pra quem é cinéfilo, tem filme, lançado esse ano também, tá fresquinho! 😀

  • Harry Potter e a Ordem da Fênix, por J. K. Rowling.

Esse é das antiiiigas já hahaha
Harry Potter, quem não conhece? QUEM NÃO CONHECE??? Se você nunca sequer ouviu falar de Harry Potter, meu querido, você é de outro planeta, só pode! Hahahaha

Um menino que, aos onze anos, depois de ter sido criado e maltratado pelos tios, descobre que é um bruxo e vai pra uma escola de magia aprender o que um bruxo faz!

Mas aí ele descobre que, se já não era bom o bastante ser um bruxo, ir pra uma escola incrível e estudar coisas mais incríveis ainda, ele é um bruxo famoso, destinado a realizar feitos incríveis e vai passar poucas e boas por causa disso!

Esse é o quinto livro da saga, o livro azul, o livro em que a gente mais sofre e pede pra que nada daquilo aconteça, mas um dos meus livros favoritos, onde o Harry deixa de ser um menino confuso, tentando entender quem ele é e o porquê dele viver aquilo tudo e toda a dianteira na sua vida e nos acontecimentos que cercam a sua vida.

Ele decide “assumir suas responsabilidades” e enfrentar o seu destino, porque está cansado de ver pessoas lutando por ele, se sente no dever de ir e lutar.

Áh e, claro, que tem filme também!

E aí, gostaram? E pra vocês, quais seus livros azuis favoritos? <3

Share
Post por:

6 respostas

  1. Acho que fomos separadas na maternidade!
    Meu Deus, gostos iguais!!!!!!!
    Faltou só tu citar a saga Crepúsculo pra selar a emoção, hahahaha!
    Vi Jogos Vorazes no cinema antes de ontem e saí extasiada querendo logo que a segunda parte seja lançada.
    Beijão 🙂

  2. Oii Klaryan, tudo bem?
    O Outubro rosa já é bem famoso, o novembro azul nem tanto, acho lindo todo mundo apoiando o novembro azul, começo de novembro já coloquei no instagram uma foto com capa azul que iniciei a leitura apoiando. Gostei bastante de seu post, quero bastante o livro de Harry Potter e a Ordem da Fênix. “Se você nunca sequer ouviu falar de Harry Potter, meu querido, você é de outro planeta, só pode!” Eu ri hahahaha <3

    Fique com Deus! – Aguardo sua visita *-*

  3. Oie!
    Eu tinha alguns projetos para o blog para o Outubro rosa e Novembro azul, mas pela falta de tempo não consegui colocar nenhum em prática – acho essas campanhas bem legais, porque é uma maneira de divulgar a importância da saúde.
    Dos livros que você citou, só li ‘A culpa é das estrelas’ (e que livro!!). Sou doida para concluir a série Harry Potter, e espero que seja no próximo ano! E Jogos Vorazes estou segurando de ansiedade para ler assim que terminar as provas finais :p

    Beijos :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
*Sem spam e sem xingamentos nos comentários.

Ver mais...

Aime Reis

Aime, ou Klaryan, ou K-Chan. Você escolhe.
30 anos, cidadã do mundo, que viaja sozinha desde os 17.
Formada em Letras (português, japonês e espanhol), quase poliglota, professora, escritora, produtora de conteúdo e designer sempre que pode.
Apaixonada por academia, pelo inverno, por seus cachorros Yuki, Dudu, Jade e Chico, por seu filho Kauã e seu filho Pedro, canecas, Harry Potter, cultura japonesa, tomar açaí na tigela, sorvetes com “cor de veneno“, ler e escrever.

O que você quer ler?

Categorias

.

Me siga por ai...