Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Profissão de Blogueiro #7 – Letras

Oi pessoal! Aqui nesse post eu falarei um pouquinho sobre meu curso <3 Afinal nem todo mundo conhece o curso de letras e acho que muuuita gente que tem blog se identificaria com esse curso (claro que tem aqueles que já sabem o querem e aqueles que estão mais voltados por lado ‘tecnologia’)

O curso de letras tem as opções: licenciatura e bacharelado.
Normalmente é encarado como um curso pra formar ‘professores de português ou de idiomas’, recomendado para ‘pessoas que amam gramática e querem se tornar um Pasquale da vida’. Mas isso é MENTIRA!

Aqueles que optam por licenciatura realmente se formarão aptos para serem professores de português, literatura ou de idiomas, mas o bacharel não é professor!
Meu curso é de licenciatura, mas não preciso necessariamente sair da faculdade e entrar na sala de aula. O profissional em letras tem um campo amplo para se trabalhar: tradução, legendas, pesquisas, intérprete.
A ‘ciência’ letras é muito complexa, durante os 4 anos de faculdade estudamos literatura portuguesa, brasileira e estrangeira e linguística. É uma ciência que apesar de sempre se descobrirem coisas novas dentro da mesma, nunca será substituída por outra mais moderna, visto que evolui junto com a sociedade e não necessita de apoio direto de nenhuma outra ciência para existir. Não estudamos gramática igual na escola, onde aprendemos regras e mais regras.
Enquanto existirem linhas escritas, palavras e a té mesmo fala, letras será uma ciência necessária.

Agora, se você optar por ser professor, pode ter certeza que sempre existirão escolas, ou a necessidade de existir alguém para ensinar, seja me sala de aula, seja por vídeo-conferência, seja como for.

Quando você se forma em letras você tem um amplo domínio da linguagem falada e escrita muito grande e um conhecimento de mundo enorme. Muitos advogados e até mesmo médicos, depois de terminarem a faculdade deles ingressam no curso de letras, afinal a profissão advogado necessita de um domínio da língua enquanto falada e a de médico, um domínio da escrita. Além se sempre aparecerem também jornalistas e produtores editoriais.
No decorrer do curso somos: repórteres, editores, advogados, atores, cantores, escritores… Enfim existem milhares de atividades realizadas por um aluno de letras que abrangem todas as profissões e, embora o aluno não saia de lá formado nessa profissão ele tem total conhecimento das mesmas e pode exercê-la sem nenhum ‘estranhamento’.

Bom, acho que por hoje é só, depois eu falo mais um pouquinho 😉 Qualquer dúvida perguntem! Beeeijos

Share

K-Chan Nhayök

4 comentários em “Profissão de Blogueiro #7 – Letras

  1. Ola meu nome e Juliana, eu vou prestar vest no final do ano para o curso de História ai em Assis, e gostaria de saber qual e o preço em média de uma apartamento com um quarto só, estou desesperada pois falta muito pouco tempo e não sei o que fazer ainda… Brigadão bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo