Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Profissão de Blogueiro #11 – Administração (parte 1)

Oi-ê galerinha! Quanto tempo né???? Tatu do bem com vocês?

Pra quem não sabe eu tô sumidona porque estou ajudando num projeto enoooorme que é o Blog Coisas de Blogueiras, inclusive tem já tem post meu por lá! (e saí do trampo, mas isso são outros 500 haha)

E hoje eu trouxe mais um dos posts queridinhos do blog, da tag Profissão de Blogueiro! Uma coletânea de posts com o intuito de ajudar aquele que está na fase da busca do vestibular e de uma profissão, aqui blogueiros convidados falam sobre sua experiência na faculdade, do mercado de trabalho em que atual e se o curso é realmente aquele conto de fadas que a gente espera. A profissão do dia é Administração, com a participação de ninguém mais ninguém menos que minha nova colega de equipe (lá do blog do CDB), Juliana Bittar, que além de blogar comigo lá, também é dona do blog As Besteiras Que Me Contam! <3

Nome: Juliana Bittar.
Profissão/Curso: Administração, na Mackenzie.
BlogAs Besteiras Que Me Contam.

Quando você pergunta para uma criança o que ela quer ser quando crescer, o que ela responde?
Que quer ser médico, bombeiro, repórter, veterinário, até lixeiro eu já ouvi uma criança dizer, mas nunca ouvi que ela gostaria de ser “Administrador de Empresas”.  (Se você disse isso quando era criança, me avisa!).

profissão de blogueiro -adm

 

Uma das coisas que mais ouvi em toda minha vida acadêmica foi “Quem faz ADM não sabe o que quer fazer de verdade”.  E a verdade é que fazer ADM realmente nunca foi meu sonho, eu queria fazer alguma coisa voltada para arte, arquitetura, desenho industrial, mas por falta de grana comecei a pesquisar melhor o que eu poderia fazer. Eu precisava de uma faculdade em que eu conseguisseum estágio fácil e que pagasse bem para que eu conseguisse me bancar, já que meus pais não poderiam ajudar muito financeiramente.

Um dos estágios mais bem remunerados é o de administração e é também um dos que mais tem vagas no mercado de trabalho, isso porque ADM abrange várias áreas de conhecimento.
Foi isso que me encantou neste curso.  Eu poderia trabalhar com finanças, matemática, contabilidade, mas também poderia trabalhar com marketing, publicidade, comunicação, marcas e até recursos humanos, gerenciar pessoas e carreiras.
Entrei no curso sabendo que em números eu não me daria bem, por isso sempre segui para área de marketing. No final do primeiro semestre consegui meu primeiro estágio e de lá até o fim do curso paguei a faculdade sem grandes problemas. Além de conseguir (com um pouquinho de ajuda) fazer um intercâmbio de um mês para a Nova Zelândia.
Ah sim, isso porque se você procura trabalhos melhores e mais bem remunerados precisa mostrar conhecimentos melhores. O inglês é considerado conhecimento básico para o CV de um administrador. Se você sabe fazer programação ou mexer em sistemas diferentes também é válido. Excel, Access, SAP, tudo isso enriquece e aumenta ainda mais as opções de empregos.
São 4 anos de curso,  de modo geral ele é bem interessante e dinâmico. Os professores conseguem demostrar a teoria em casos reais de empresas, que nós chamamos de “cases”. Entender o que aconteceu com determinada empresa, porque ela teve prejuízo ou então estudar quais empresas são concorrentes e como ganhar clientes. Isso tudo vemos no curso e é aplicado no dia a dia do profissional.
Você sairá da faculdade com conhecimento suficiente para trabalhar em diversas áreas de uma empresa e até mesmo abrir a sua própria empresa!
Eu mesma, depois de dois anos de formada acabei abrindo um escritório com a minha mãe que é advogada. Ela faz a parte judicial e eu todo o resto, que é divulgação, controle administrativo (controlar papeladas, prazos, agendamentos) e controle financeiro ( o que temos para receber, o que temos para pagar e o quando recebemos).
Se eu não tivesse feito a faculdade eu poderia ter uma empresa? É claro que sim, mas o administrador sabe exatamente o que precisa ser feito para que a empresa dê certo.
Parte chata – Se você não gosta do clima de um escritório, de ficar trancada 8 horas ou mais dentro de um prédio, usar roupa social, ar-condicionado, janelas fechadas, diretores metidos e secretárias assanhadas. Desista, você pode até achar um emprego que tenha um ambiente mais leve, por exemplo dentro de empresas como Google, Apple e Facebook, mas a essência é a mesma em todos,escritório e computador na cara.
Hoje vejo que a administração é muito importante na minha vida e totalmente válida para qualquer outra profissão. Ela é base para qualquer profissional.

**Resumo**
Pontos fortes:
* É um curso dinâmico.
* ADM é abrangente – Você pode atuar em milhões de áreas.
* Te dá retorno financeiro rápido – Eu paguei toda a minha faculdade, só com o que recebia do estágio. Não precisa estar formada para começar a trabalhar.
* Você tem bastante integração com as pessoas (pelo menos em MKT) – Geralmente há bastante trabalho em grupo, cada um com suas funções para realizar um projeto grande.
* Reconhecimento dentro da empresa – Quando você está realizando um projeto as pessoas te conhecem por ele.(“Ah, você é a Juliana? Do projeto blábláblá?”)

Pontos nos quais devemos pensar:
* Apesar de ser considerado da área de humanas, o curso de ADM traz muitas matérias de exatas, como estatística, matemática financeira, contabilidade, mercados financeiros, etc…
* Se você quiser crescer e trabalhar em empresas grandes e conhecidas você deve sempre se aprimorar – Inglês, Excel, Access, intercâmbio, trabalho voluntário, cursos de curta duração, pós-graduação, tudo é ponto positivo para o seu currículo.
* A profissão exige bastante de você, e a maior parte do tempo você estará sentada na frente de um computador em uma sala com janelas fechadas e ar condicionado ligado no modo “Alaska”. – Portanto, se você gosta de passear por aí durante o dia lindo de sol, tente trabalhar uma área de vendas, eventos, ou procure outro curso.
* ADM acaba acontecendo na vida das pessoas, por necessidade, por acaso, por influência de alguém, ou por qualquer outro motivo. O que você deve pensar é se você tem um sonho maior do que trabalhar em empresas.

profissaoblogueiro-adm

Espero ter ajudado!
Aime, esse espaço que você está abrindo é maravilhoso, tenho certeza que ajudará muitas pessoas que ainda estão com dúvidas. Parabéns pela iniciativa e obrigada pela oportunidade de participar!

Super beijo!!!
JuJu

E aí? O que acharam? Achei super válido a Juju ter ressaltado que: se você não curte trabalhar trancada o dia todo na frente do pc, esse curso não é pra você hahahaha Aí eu vi que não é pra mim 😛 Mas ao mesmo tempo é um curso que complementa qualquer profissão e te deixa apto a ter e gerir uma empresa, inclusive gerenciar BEM o seu trabalho caso você trabalhe ou queira começar a trabalhar em casa! Visitem o blog da Ju e se tiverem dúvidas sobre ADM é só deixar um comentário aqui! 😀

Share

K-Chan Nhayök

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo