Intercâmbio #comofas?

E aí? Seu sonho sempre foi fazer intercâmbio e não sabe nem por onde começar? Se joga no Google, ou melhor, no Eco 4 Planet, que também é do grupo Google, mas planta árvores com o número de pesquisas realizadas!

Ainda assim você fica perdido e não sabe como, nem o que digitar? Eu vou tentar ajudar um pouco vocês!

Existem vários tipos de intercâmbio, desde aqueles que pagam até o ar que você respira lá fora, até aqueles em que você paga tudinho sozinho… Mas não se desespere! Cada um tem seu perfil e eu sei que você vai conseguir realizar seu sonho!

Algumas maneiras de conseguir intercâmbio (nenhum tem a ver com a minha bolsa, a minha eu ganhei da CAPES e contei mais sobre ela nesse post!):

  • U.W.C. – Se você está no primeiro ano do Ensino Médio, ou tá chegando lá, fique de olho no intercâmbio da U. W. C., é o melhor intercâmbio DO MUNDO! Tem uma provinha, mas nada muito difícil e você não precisa nem saber inglês pra prestar! Passando, você vai simplesmente, com casa e comida, tudo pago (menos as passagens!) estudar num dos Colégios do Mundo Unido, conviver com pessoas maravilhosas do mundo inteiro e ainda voltar com diploma suíço do colegial! É simplesmente demais! Meu amigo foi… Pena que quando eu descobri estava no segundo colegial já :8:
  • Rotary – Eu não sei bem como funciona, tem provinha também, mas você vai pra lá e um de lá vem pro Brasil (não necessariamente na sua casa!), você passa um ano vivendo com famílias e se entregando 100% ao país que você vai!
  • Fundação Japão – Aqui você pode encontrar as bolsas disponíveis para o Japão, a maioria é com tudo pago pela Fundação, mas você tem que saber japonês!
  • Santander Universidades – Se você já tá na faculdade, o Santander oferece bolsas, com tudo pago, ótimas pra Europa, principalmente pra Espanha!
  • Instituto Camões – O Instituto Camões oferece bolsas de estudo muito legais pra “terra-mãe”, é só entrar no site e se informar!
  • Cultural Care – Pela Cultural Care você pode trabalhar de Au Pair nos Estados Unidos, eu já comecei meu processo lá, mas parei pro conta deste intercâmbio que consegui na facul! É uma empresa ótima! A vida de Au-Pair não é lá as mil maravilhas, tudo questão de sorte e de como você se adapta ao lugar e á família que vai te hospedar, mas pra quem gosta de crianças, é adaptável e quer pagar o intercâmbio trabalhando, vale super a pena! Sem contar que você pode mudar  de casa até 2 ou 3 vezes, caso não se dê bem com a sua host family! Pra mulheres, precisa ter entre 18 e 26 anos e experiência com crianças (carta de recomendação também vale, só não pode ser de parentes!). Pra homens é necessário faculdade de Educação Física e experiência também, aí o limite de idade aumenta um pouco. É bom ter CNH, pois algumas famílias pedem que você dirija até a escola da criança, ou ao médico, etc.
  • C.I. – Uma amiga me recomendou a C.I. quando eu estava procurando intercâmbio de curta duração ao Japão, ela foi, passou 3 meses lá fazendo um intensivão! É claro que, nesses casos, você paga tudo sozinho, mas os preços sempre podem ser negociados né? Não responderam meu e-mail, deve ser mais fácil falar com eles por telefone… Eles também tem serviços de Au-Pair, aquele intercâmbio no qual você trabalha numa colônia de férias pra aprender um novo idioma e um (que eu achei super legal!) no qual você vai servir de voluntário num país que precise!
  • S.T.B. – É bem parecido com a C.I. e também tem pacotes de turismo e passeios com um preço bem acessível!
  • É claro que você pode procurar outras agências e etc, eu só listei essas porque eu as conheço direta ou indiretamente!
    Bom, escolhido o intercâmbio é importante ressaltar que a maioria exige que você já tenha o passaporte, então é ir no site da Polícia Federal e ver o passo-a-passo de como adquirir o seu! (é carinho, 160 reais e deve ser renovado a cada 5 anos, então só tire quando tiver faltando uns 2, 3 meses pro seu intercâmbio [você pode pedir pra empresa dar uma carta de urgência pra você apresentar na P. F. e tirar mais rápido], pois o passaporte precisa ser válido até uns 3 meses depois que você voltar! E, áh! Se na sua cidade não tiver posto da P. F. você vai precisar tirar em outra cidade, como foi o meu caso). Normalmente a empresa te auxilia na aquisição do visto e dos outros documentos necessários! Mas você vai gastar uma graninha de início, indo até o consulado, com o visto, com o seguro saúde (que é obrigatório!), com o passaporte e com algumas autenticações de documentos!

    Lembre-se! Para viajar ao exterior é necessário que você esteja com as vacinas em dia!

    Outros sites úteis!

  • Portal do Intercâmbio
  • Manual do Intercâmbio – Download
  • Site com dicas valiosíssimas!
  • Pesquise o clima
  • Fuso Horário
  • Mapas
  • Share
    Post por:

    9 respostas

    1. Fazer intercâmbio deve ser bom demais!
      Até hoje me arrependo de não ter feito =/
      De qualquer forma, as dicas servem também pra quem está querendo viajar pra fora né? Por conta do passaporte (não sabia desses detalhes de vacinas, validade, etc).
      Beijos!

    2. achei as dicas bem interessantes! Deve ser mt legal fazer intercâmbio! Ah, e eu jah coloquei o site do google q planta arvores nos meus favoritos! hahaha adorei a ideia! Enfim, eh isso, bjão! :56:

    3. Aloha!

      Fala mais sobre o passaporte, querida!
      Eu ainda tô boiando muito sobre o assunto!
      hehehe

      ***

      Ele me fez muito bem, sabe?
      Dá até saudade, ksoaksoakspokaok

      Tudo de bom pra ti queridaaaaaaaa

      Aloha!

    4. Oie…. *-* intercâmbio é o ouro, novas culturas é o ouro… eu já estou com tudo pronto para minha nova aventura again!!!

      Sorte aí K-chan!!! Beijooooo

    5. Meu sonho *-* . Pena que já estou no 3 ano e vou entrar numa facu integral. Acho que esse sonho vai ficar pros meus babys se eles quiserem. Mais deve ser de mais né? No meu colégio tinha algumas pessoas que vieram fazer intercambio no Brasil. Otima semana Flor. Beijo.

    6. Eu não creio que eu gostaria de estar fora do país sozinha. =x Fora que parece ser super complicado sair do país, né? D=
      E não, não sou de Brasília. ^^ A Dilma tava fazendo a última propaganda em Belo Horizonte, onde eu moro. ^^
      :*

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
    *Sem spam e sem xingamentos nos comentários.

    Ver mais...

    Tchau 2016!

    2016 não foi um ano fácil, tirando o ano da minha gravidez me arrisco a dizer que 2016 foi o segundo pior ano da minha

    Share
    Read More »

    A saga da minha tatuagem

    Ano passado tomei coragem e fiz minha primeira tatuagem – e única, porque olha, doeu demais hahaha -. O Júnior pegou um trabalho de pintura

    Share
    Read More »

    Aime Reis

    Aime, ou Klaryan, ou K-Chan. Você escolhe.
    30 anos, cidadã do mundo, que viaja sozinha desde os 17.
    Formada em Letras (português, japonês e espanhol), quase poliglota, professora, escritora, produtora de conteúdo e designer sempre que pode.
    Apaixonada por academia, pelo inverno, por seus cachorros Yuki, Dudu, Jade e Chico, por seu filho Kauã e seu filho Pedro, canecas, Harry Potter, cultura japonesa, tomar açaí na tigela, sorvetes com “cor de veneno“, ler e escrever.

    O que você quer ler?

    Categorias

    .

    Me siga por ai...