Youtube: 3 truques que ninguém te conta!
Tecnologia: o lado bom, que ninguém vê
3 lugares para conhecer no estado de SP
dicas category image Dicas
Quanto custa ter um blog?
5 de dezembro de 2014

Oi-ê pessoal lindo e maravilhoso que lê meu blog e eu amo muuuiito! <3 (sério, eu amo vocês! <3)

Eu estou em alguns grupos no facebook sobre blog, blogueiros, interação entre blogs e tal (vide o fim da minha sidebar hahaha) E a dúvida geral por lá é sobre gastos com o blog, muita gente tem carinho e amor pelo blog e quer investir pra ele ficar com uma carinha mais “pessoal”, outros querem monetizar e ter o blog como profissão, mas não sabem como nem por onde começar… E o mais importante: não sabem quanto vão ter que desembolsar pra isso!

Por isso eu decidi fazer esse post, pra ajudar você, caro leitor, a saber quanto mais ou menos vai gastar nessa “brincadeira” hahaha

Quando custa ter um blog-

  • Por onde começo?!?!?!

Em primeiro lugar, você precisa querer ter um blog!

Quer? Ótimo! Agora, vamos ver sobre o que seu blog vai falar? Vai ser pessoal? Vai falar de tudo um pouco? Vai falar de moda? Maquiagem? Cultura? Algo ou alguém que você admire? Vai dar dicas? Ensinar?

Meu blog é pessoal, aqui falo de mim, do que eu gosto e dou dicas que sirvam, mas que estejam relacionadas com algo que tenha a ver comigo, sabe? Eu amo japonês, amo Harry Potter, mas sei que EU não conseguiria manter um blog só sobre isso, iria enjoar e abandoná-lo rapidinho (como já aconteceu). Então é bom você pensar no blog, ter uma ideia do conteúdo dele em mente, a partir disso, você escolhe o: nome do blog!

Pra escolha do nome é bom você escolher uns 2, ou três, porque na hora de registrar o nome ele pode já estar sendo usado… Um nome curto, de preferência em português, ou então com palavras fáceis de lembrar, pros leitores não ficarem confusos quando quiserem voltar!

Agora é a hora de começar a criar o blog! Calma! Você não precisa gastar com seu blog! Existem muitos servidores de hospedagem de blogs gratuitos e muito bons, eu recomendo o Blogger.com, que já está no ar há muito tempo e nunca decepcionou, pelo contrário, tem crescido cada dia mais! 🙂 (Mas existem outros também!)

  • Mas e se eu quiser ter um endereço “bonitinho” tipo nomedomeublog.com?

O nomedoseublog.com (ou .org, .net, .com.br, etc…) seria o domínio, ou a URL do seu blog.Pra ter uma URL bonitinha e personalizada assim você, infelizmente, precisa pagar!

Um servidor de hospedagem de blogs vai deixar seu blog como um subdomínio dele, se você não tiver o seu próprio (pago), dessa forma o nome do seu blog vai ser: nomedoseublog.blogspot.com ou nomedoseublog.wix.com etc etc etc, mais difícil pro leitor lembrar ne?.

Existem milhões de sites na internet que registram o domínio pra você e é muito fácil! O preço é em torno de 30 reais por ANO, ou seja, você paga, sua URL fica ativa por um ano e, depois, você tem que pagar de novo. Exemplo: O Klaryan.com foi registrado dia 11/11/2005, a partir daí todos os anos no dia 11/11 eu preciso pagar a renovação do domínio para o endereço continuar no ar e continuar sendo meu! <3

Eu registro o meu até hoje no Pre Lude, mas existem muitos outros sites que fazem o serviço de registro de domínio, é só pesquisar no tio Google! 😀

  • Comprei meu domínio, já posso blogar a vontade?

Calma, pequeno gafanhoto, a compra do domínio só garante a URL do seu blog, ou seja, o endereço que vão usar para acessar o seu blog, agora você precisa de uma plataforma para postar no blog!

As mais usadas atualmente são WordPress e Blogger.com, vou explicar as vantagens e desvantagens de cada um!

Normalmente, depois de registrar o domínio você vai precisar ter um local para a hospedagem do blog, é como se fosse um “espaço virtual”, onde você envia os arquivos do blog para ele ir pro ar! Um “pen drive online pro seu blog” hahaha A maioria é paga, os preços vão de 14 reais por mês até uns 80 por mês, depende do que você quer… Elas possuem recursos e atendimentos ilimitados, dependendo do plano contratado, pra você criar o blog do jeitinho que você sempre sonhou! Mas existem também hospedagens gratuitas!

Blogueiros, principalmente os que tão no comecinho, mas muitos que já estão há um bom tempo na blogosfera, tendem a usar o Blogger.com para hospedar o blog, mesmo depois de comprar o domínio, desse jeito você não gasta com uma hospedagem, mas fica “preso” e precisa alocar todo seu conteúdo no espaço que o Blogger fornece a você, não é algo ruim, mas é algo mais limitado, entendeu?

A Melyssa, do blog Acorda Magrelissa usa assim e ela fez um post maravilhoso ensinando você a ativar seu domínio pra ser usado no Blogger.com! Ou seja, pra acessar seu blog as pessoas vão digitar onomedoseublog.com, mas pra postar você vai usar o Blogger.com mesmo, vai gastar com o registro do domínio, seu blog vai ter uma cara mais “profissional”, mas você vai continuar sem gastar com serviços de hospedagem!

Mas existe também o tão famoso wordpress, a plataforma mais usada pelas blogueiras de hoje e vou falar dele agora!

  • E se eu quiser usar o WordPress que todo mundo usa? Ele não é melhor que o Blogger?

O WordPress funciona assim: tem a versão grátis, que é o www.wordpress.com, mas é uma versão bem limitada, se você quiser mais recursos tem que pagar a conta premium que, ao meu ver, não compensa! (Muita gente usa, ok? Isso é uma opinião pessoal!)

E temos a versão que chamam de “paga”, mas na verdade é um arquivo que você baixa gratuitamente e precisa instalar em um servidor de hospedagem (esses servidores que são pagos, como eu falei ali em cima, e os planos variam muito de preço, pra um blog pequeno costuma ser em media 14 reais por mês e você tem que continuar pagando enquanto quiser seu blog no ar!) essa versão do wordpress tem muuuitos recursos, é a que eu uso e gosto muito! Você encontra ela no www.wordpress.org.

Para instalar é simples! Muitos servidores de hospedagem até fazem isso de graça pra você, mas não tem complicação, pra fazer sozinho é só seguir essa vídeo aula!

  • Decidi que quero uma hospedagem paga, onde contratar?

Por nove anos eu usei a hospedagem do plano básico do Pre Lude, sempre fui muito bem atendida pelo suporte deles e essa hospedagem atendia a todas as minhas necessidades.

Mas meu blog cresceu um pouco e a necessidade de uma hospedagem mais ilimitada me fez migrar para o Nuvem Hospedagem, onde meu blog está atualmente, também tenho um suporte incrível da parte deles, que já chegaram resolvendo um super pepino que eu estava enfrentando com o blog!

Existem também o Hostgator, eu recomendo esses três por custo/benefício, mas existem muitos outros! Lembrando que o custo varia e você tem que pensar muito, pesquisar e ver recomendações e reclamações das empresas antes de contratar qualquer serviço, porque as vezes o barato sai caro e seu site pode ficar fora do ar e te dar muita dor de cabeça!

Se você quer começar no mundo dos blogs, mas ainda não quer fazer disso uma conta a mais a pagar, recomendo você começar mesmo pelo Blogger.com, com o tempo você compra o domínio e o ativa no Blogger mesmo, aí quando você estiver mais seguro com o blog e quiser investir mais, compre uma hospedagem e migre para o WordPress.org, é fácil e, ao migrar, você não perde seus posts nem os comentários! Existem vários tutoriais na net ensinando a fazer essa migração e algumas vezes o site onde você contrata a hospedagem também te ajuda, até mesmo fazendo isso pra você, por isso é importante pesquisar muito! A Lominha linda do blog Sernaiotto ensinou isso em um post maravilhoso também!

  • Outras dicas importantes!

Para se ter um blog é preciso dedicação e conhecimento. Não é só ir lá e postar, as ferramentas como Blogger e WordPress ajudam muito você e são bem intuitivas, mas é bom aprender o máximo possível de html, phpprogramação e photoshop. pra você não passar perrengues e saber, caso aconteça algo com o seu blog, identificar se o erro é seu, é externo ou de onde ele vem… Estude bastante, entenda e se mantenha atualizado, a internet e o youtube estão cheio de aulas, tutoriais e vídeo aulas grátis pra você! Segue alguns cursos que podem ajudar quem tá começando do zero e não sabe nem o que e nem onde procurar:

  1. Curso de html on line e grátis
  2. Curso de php on line e gratis
  3. Curso de photoshop on line e gratis

Blogs são pequenas caixinhas de surpresa e tudo pode acontecer hahaha

Os valores para se ter um layout personalizado (o fundinho bonitinho, ou a “cara” do blog, como você quiser chamar hahaha) ou um logo para o blog, por exemplo, se você não souber fazer o seu sozinho, variam de 150 até 500 reais (as vezes até mais!), depende da plataforma que você usa e o quão personalizado você quer, por isso é um investimento caro e se você já souber fazer algo vai aliviar no preço final!

  •  Montei meu blog, cadê visitas?

Bom, pequeno gafanhoto, montar um blog parecia difícil? Manter o blog então é mais difícil ainda hahaha

Pra divulgar o blog, o primeiro passo é: não tenha vergonha! É difícil postar no seu facebook que você tem um blog e pedir pros seus amigos e familiares lerem, eu sei, mas são eles que vão te dar a maior força, pode apostar! Comentário da mamãe no blog parece brega, mas um up no ego nunca faz mal ne?

Outra coisa legal é: entrar em grupos de blogueiros, grupos pequenos, com blogueiros que também estão começando e interagir por la! Participar de tags, fazer comentários, visitar os blogs dos outros e comentar, ir fazendo amizades e respondendo tags, isso sempre ajuda na divulgação do blog!

Você pode – e deve – fazer alguns posts “úteis” e com conteúdo exclusivo, sobre algo que você saiba muito e possa ensinar pro mundo, esses posts sempre são bem recebidos e garantem visitas que você nem esperava!

Algo que te ajudará muito com o passar do tempo é instalar o Google Analytics desde o começo no blog, pode parecer agoniante quando o blog é novo e parece que as visitas nunca vão crescer, mas acaba ajudando você a monitorar seus visitantes, saber quem são, o que procuram no tio Google que faz com que caim no seu blog, quanto tempo ficar lá, no que eles fuçam e, com isso ir aprimorando seu público alvo! 🙂

Criar uma fan page pro blog no facebook e postar conteúdos exclusivos, imagens e posts pequenos lá também ajuda a manter o pessoal interessado no seu blog mesmo quando não tem post novo e você pode divulgar de novo e de novo aquele post incrível que você fez, não teve as visitas que você esperava e tá ficando no passado…

Seja ativo, responda os comentários, retribua visitas e carinho que, com paciência seu blog vai crescer sem você sequer perceber!

Não adianta ser a chata da divulgação, que entra em todos os blogs do mundo e comenta qualquer coisa só pra ter retorno, não adianta ter pressa em conseguir visitantes, o legal é ter um público fiel, que volta sempre, lê, gosta e fala sobre seu blog, aqueles que vão virando seus amigos aos poucos e te indicando coisas legais, afinal de tudo, por mais que monetizar o blog seja uma ideia que faz os olhos brilharem, a ideia dos blogs é permitir toda essa troca de experiências e amizade… Dinheiro, se vier, vem com o tempo e como fruto do seu esforço! 🙂

Se você já faz algum trabalho direcionado a web e quer criar um blog pra ajudar a divulgar seu trabalho, ou seu produto, aí é outros quinhentos, é legal você pesquisar antes quando o povo tá cobrando, montar um portfólio para mostrar o que você faz, uma tabela de valores e divulgar onde as pessoas procuram esse tipo de serviço (grupos do facebook são ótimos pra esse tipo de divulgação!).

Outra coisa legal de se fazer é, depois que o blog tiver um pouco mais sólido, fazer uma pesquisa de opinião e público, perguntando quem visita seu blog, faixa etária e o que eles mais gostam de ler no seu blog! Tem video aula ensinando a fazer formulário de pesquisa usando o Google Docs!

 

Espero que o post tenha sido útil! Lembrando que nesse mundo de internet tudo se atualiza muito rápido (então você que tá lendo esse post em 2020, dê uma conferida nos valores! Pesquise!).

Espero ter ajudado e vejo vocês no próximo post! Beeeijos! <3

Share

Post por: K-Chan Nhayök




7 Comentários em “Quanto custa ter um blog?”


Thais Hipólito 05-12-2014

Olá Aime, bom dia!

É um prazer enorme poder ajuda-la e ter você como nossa cliente. A equipe da Nuvem Hospedagem fica feliz em saber que esta satisfeita com nossos serviços.

Seja bem vinda a Nuvem Hospedagem.

Parabéns pelo lindo blog. <3

Abraços,
Thais Hipólito

| Responder
Melyssa Melo 16-12-2014

Aimeee, muito obrigada pela indicação e parabéns pelo post, é bem rico em informações e vai ajudar muito quem ta começando, deve ter dado um trabalhão uhsahuhshua cheiro ><

| Responder
Ohara 22-07-2015

kkk sim, blogger e wp são as mais usadas, mais antigamente a moda era as plataformas brasileiras: blig, blogger brasil, weblogger, blog uol, e tambem
era muito usado um sistema parecido com o wp, o cutenews.
hj em dia a unica q sobreviveu foi o blog uol e o cutenews, ate pouco tempo o blogger brasil ainda estava na ativa
Sim, eu sei, o cutenews não é brasileiro, mais hj em dia acho q ngm quase usa
Eu ia começar de cara no wp, mais depois eu vi q era muito louco pra qm começa agora, então eu vou é partir pra blogger
Ate me veio a ideia de blogar no wp.com, ou no blog uol até! haha. #absurdo
Até hj eu não sei oq tem a ver blog uol com .zip.net: haha blog uol saiu rapidinho de cogitação pq qualquer coisa la só é erro erro erro bla bla bla
kkk será quando você viu a importância de responder comentários? haha em dezembro de 2014 eu la sabia quem era aime reis, lalalalalalalala.
Pra quem quer um blog proficional pra divulgar trabalhos, acho uma boa ir de wordpress logo de cara.
Se a pessoa quer um blog assim, o legal é: va de wordpress! porque compensa mais. eu estou aprendendo a comentar em blogger e, kk ja volto p/completar

| Responder
Ohara 22-07-2015

Como eu ia dizendo estou aprendendo a comentar em blogger e, eu so não consigo comentar em wp.com mais tirando isso ta ok xd
KIssus

| Responder
K-Chan Nhayök 25-07-2015

hahaha pois eh, eu acho q pra qm tem um tempinho sobrando, o wp eh uma boa, mas pra qm quer só blogar sem se preocupar, vai de blogger! <3

o cute news era mto simples e bom, mas ta cheio de bug e desaualizado agora 🙁

beijo

| Responder
Ohara 01-08-2015

Kla, olha a pérola que eu acabei de ver&kkkk um blog proficional ospedado em blog uol, acredita? serio kkk http://atva.zip.net hahaha nada a ver, pra
mim blog uol é melhor pra vc q ta afim de montar um diarinho, eu vi isso pesquisando no yahoo respostas por .zip.net hahahahha eu vi isso e vim
correndo te contar pq né? …nada a ver…/// tem plataformas próprias para isso, tem o wp.org e outras mais para criar sites tipo joomla ou drupal,
por exemplo. kkkkk Kissuus!

| Responder
Cris Rodriguez 07-08-2017

Oi! É realmente muito barato ter um blog, seja ele um blog ou um site completo, as opções de hospedagem por aí partem dos planos grátis até os planos pagos. Eu criei meu site todo em WordPress, com seção de blog também contratando um plano de hospedagem barata de sites da Hostinger (). Estou gostando bastante pois recebo uma ótima quantidade de visitantes e o site se mostra estável. O pessoal de lá sempre me atendeu muito bem também quando precisei tirar algumas dúvidas. Fica a dica!

| Responder

Comentar






*Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
*Sem spam e sem xingamentos nos comentários.