Klaryan.com

Ainda que me reste um último suspiro…

Dicas para quem quer trabalhar em casa

trabalhar em casa-klaryan.com

Tem gente que pensa que trabalhar em casa é fácil…

É verdade que é mais confortável… Muuuito confortável hahaha mas se você não for uma pessoa focada, trabalhar em casa pode se tornar mais difícil do que parece e acabar te atrapalhando tanto que no fim fica tudo mal feito e o lucro que é bom, não vem.

Foco é a palavra principal pra quem quer se aventurar no mundo autônomo… Saber separar a vida pessoal da profissional em casa pode ser muito mais complicado.

Quem tem filhos sabe do que eu estou falando, colocar na cabeça de uma criança que, mesmo em casa, a mamãe (ou o papai) está trabalhando é difícil. Na hora da fome, ou na hora em que as coisas somem, não importa se tem cliente ou não, sempre vem um “ôh mãããããããe!” nos atrapalhar.

Não sou nenhuma guru da organização pessoal, mas meu pai sempre trabalhou em casa e com o blog e como professora, sempre trago trabalho pra casa e preciso ter tempo e lugar para trabalhar em casa, então vou dar algumas dicas que podem te ajudar! (E também podem servir pra quem tem dificuldades de estudar em casa rodeado de internet e distrações, por que não?)

 

  • Defina um horário

Simples e eficaz, para quem trabalha em casa é importante ter horário e dias de trabalho definidos. Não importa se é seu “bico”, ou “segundo emprego”, é ruim pra você e pro cliente quando você não impõe um horário de atendimento.

Esses dias eu passei em frente a uma casa de uma revendedora de produtos de beleza, junto com a placa ela colocou horário de atendimento e uma observação: não atendemos aos sábados. Achei coerente, seja por motivos religiosos, ou porque você simplesmente quer uma folguinha pra curtir a família sem cliente te chamando no portão, é bom deixar isso definido para todo mundo.

É também uma ótima forma de fazer com que sua família entenda que é um trabalho sério e que você estará ocupado, sem poder dar atenção integral a eles (filhos, pais, namorado, amigos…).

Se você formata computadores, por exemplo, o cliente tem que saber em que horas e dias pode ir buscar o produto e te pagar, pra não correr o risco dele não te encontrar e dar rolo pra você. Mesmo que no “horário comercial” você tenha que se dedicar ao seu emprego principal, não é justo pra você atender portão à meia noite, muito menos pro cliente ter que ficar passando na sua casa várias vezes ao dia! Pegou o trabalho? Dê seus horários para o cliente saber quando entrar em contato, do contrário pode ter certeza que ele não voltará.

 

  • Cumpra esse horário

Sem choro de cliente, se você atende das 19h ás 22h, é esse seu horário, a não ser que por motivos maiores outro horário seja previamente combinado, sua casa não é a casa da mãe Joana pra ter gente entrando e saindo quando bem entender.

E também não vá inventar de entrar no banho as 18:50h, sabendo que vai acabar se “atrasando” e tendo que deixar o cliente plantado com seu irmão fazendo sala pra ele!

Uma vez eu fui em uma moça que trabalha com massagem redutora de medidas, queria muito fazer e ela me disse que aos sábados trabalhava das 9 as 17h, cheguei lá ás 10h, sendo que ás 11:30h eu teria que dar uma aula, o pai dela me fez sala até as 11h e depois ainda teve que me dizer que ela não ia conseguir me atender porque ela estava dormindo e com cólica forte. Resultado? Nunca mais voltei e quando minhas amigas perguntam digo que não recomendo o lugar. Por isso cumprir o horário é de extrema importância, se por motivos de saúde você não puder atender avise aos clientes e/ou deixe uma plaquinha em frente de casa: Por motivos de força maior, não atenderemos hoje, desculpe o transtorno.

Se você faz trabalhos externos, tenha seu celular sempre disponível e com créditos para retornar ligações e é legal também deixar alguém de casa como “sócio” pra receber e entregar material, caso o cliente apareça e você esteja fora.

 

  • Defina seu local de trabalho

Não trabalhe na cama, nem sa mesa da cozinha, nem em nenhum lugar da casa do qual você possa precisar sair a qualquer momento.
O ideal é ter uma mesa que sirva de home office para você, não precisa ser um quartinho só seu, mas pelo menos uma mesa na sala, ou no seu quarto, que vá servir única e exclusivamente para você executar o seu trabalho.

Se você quer que seu trabalho saia e seja reconhecido como o de um profissional, você precisa se portar como um profissional enquanto trabalha em casa.

 

  • Não trabalhe de pijamas

Mesmo que você não trabalhe diretamente com seus clientes (seja ilustrador, designer, ou qualquer outro trabalho que te faça ter contato apenas virtual com o cliente), é importante se vestir para trabalhar, acredite ou não, isso vai te ajudar muito a manter o foco no que está fazendo. Quando ficamos com roupa de dormir, parece que o dia não começou, que é só mais do mesmo e que ainda podemos parar para descansar, ou começar daqui “5 minutinhos“… Atrapalhando nossa produção.

Se você atende em casa é mais importante ainda! Coloque uma roupa confortável, porém discreta. Se não está com a unha feita, coloque um tênis ou sapato fechado, nunca atenda de chinelo e pijama, ou roupa suja, não é legal. Se antes de atender você fez uma faxina, tome um banho e troque de roupa. O visual do profissional, mesmo em casa, também conta muito pro cliente voltar mais!

Nada de sair para lavar quintal só porque o cliente cancelou e você acha que vai dar tempo até o outro chegar, se ele te pega ocupado no meio da faxina e de roupa molhada, pode achar que você não leva seu trabalho a sério, ou não é higiênico (praqueles que trabalham com beleza ou com comida, por exemplo) e não voltar mais.

 

  • Mantenha seu home office organizado

Você precisa saber onde estão suas ferramentas de trabalho. Tenha um lugar em casa exclusivo para guardar suas coisas e, por mais difícil que seja dizer não, nunca permita que outra pessoas peguem o que é do seu trabalho para uso pessoal, nem que seus filhos peguem para brincar. É muito deselegante sair revirando a casa na frente do cliente para encontrar tal coisa. Mesmo que sua casa seja pequena, tenha uma prateleira no quarto, ou uma caixa para manter todo seu material de trabalho separado das “coisas da casa“.

O mesmo vale para quem não lida diretamente com o cliente, ou mesmo para quem quer ter foco nos estudos, se você tem que sair da sua mesa para procurar algo, você vai encontrar é distração no meio do caminho! (Um exemplo? Você vai passar na sala e ver seu irmão assistindo tv e vai te dar aquela vontade enooorme de ver também! Ou vai passar na cozinha e vai te bater aquela fomiiinha de meio de tarde…).

 

  • Esconda a bagunça!

Vish, tá chegando perto do seu horário estabelecido para trabalhar e não deu tempo de arrumar a casa… O que fazer? Deixar o trabalho pra lá e ir limpar tudo? Correr o risco do cliente te pegar no meio da faxina?

Não! Dê uma escondidinha básica na bagunça, só coloque as coisas no lugar e pronto, deixa pra varrer e passar pano depois, isso você pode fazer meia noite, atender o cliente não.

 

  • Limpe o home office sempre que terminar o dia de trabalho

O home office de quem trabalha em casa é sagrado. Assim que der o horário de parar suas atividades o arrume, sem preguiça. É muito feio o primeiro cliente do outro dia chegar e ver bagunça. E se você não atende ninguém pode ter certeza que, ao começar um novo dia você vai ver aquela baguncinha e querer perder tempo limpando, ao invés de fazer o que devia, portanto, deixe a limpeza para depois de terminar seu dia de trabalho, nunca para antes de iniciá-lo.

 

  • Não queira ser multitarefas

Deixar a tv ligada pode te atrapalhar muito, a não ser que seja para os clientes, mas quando eles não estiverem ali, desligue-a. Isso desconcentra mais do que você imagina.

Querer atender dois ao mesmo tempo, falar o telefone ou whats enquanto está ocupado com o trabalho, ouvir música enquanto cria, ou fazer qualquer coisa junto com o trabalho vai te atrapalhar.

O telefone tocou? Está com cliente? Sim? Então depois você retorna.

O telefone tocou? Está com cliente? Não? Pare tudo o que está fazendo e atenda, se tentar atender enquanto cria, desenha, escreve (etc), você pode se atrapalhar todo e perder algo importante do trabalho, ou mesmo perder a ideia principal do que tinha que fazer em seguida.

Deixar comida ao deu lado, sejam bolachinhas, chá, ou o que for, também pode resultar em catástrofe! No máximo uma garrafinha de água com aquelas tampas estilo gatorade, sabe? Pra não fazer meleca ao esquecer a garrafa aberta.

Vale também deixar coisas na casa pro seu filho, cachorro (ou marido hahaha) comer, sem precisar de você, como se você realmente tivesse saído para trabalhar.

 

  • Use o método pomodoro

Funciona assim: programe um despertador ou um celular para apitar em 25 minutos, nesses 25 minutos você deve trabalhar sem parar, sem se distrair, foco total.
Depois você tem direito a 5 minutos de descanso: checar redes sociais, ligar pro amor, fazer uma boquinha, ou o que quiser, mas não deve passar 5 minutos!
Depois, mais 25 minutos de trabalho, 5 de descanso e assim sucessivamente até terminar o seu expediente! Ajuda muito a manter o foco pra quem é bem desligadão.
Não esqueça de programar os despertadores, senão você com certeza vai passar mais de 5 minutos descansando, ou vai ficar tão preocupado com a hora que não vai render tudo que poderia render nos 25 minutos! (Ou procure aplicativos com o nome “pomodoro”, existem muitos e são bem úteis!)

 

  • Converse com todos que moram com você – e com os que não moram também

Criança entende sim! Sente-se a mesa com todos da casa e explique que seu trabalho é muito importante para você e que se você não fizer direito não haverão lucros, portanto não haverá como você ajudar financeiramente em casa, ou pelo menos parar de gastar dinheiro dos outros com suas coisas. Deixe bem claro que, mesmo se o movimento tiver pouco, aquele é seu horário de serviço e você precisa estar atento, produzindo ou conectado para não perder clientes.

É claro que se for um dia de movimento zero você pode ir assistir tv, lavar uma louça ou ajudar alguém enquanto espera, mas nunca sair de casa ou fazer coisas que tomem muito tempo naquele horário. Perder uma venda pode não parecer muita coisa, mas as vezes aquela venda poderia se transformar em duas, três, quatro… Mas o cliente vai encontrar o mesmo serviço em outro lugar e não vai voltar mais…

E, quanto aos seus amigos e parentes, peça por favor pra eles não te visitarem no horário de serviço, peça com jeitinho, explique que você precisa desse tempo e desse dinheiro, diga que se for muito urgente podem te mandar uma mensagem e você retorna e, se caso alguém aparecer, não atenda, ou peça pra atenderem e explicarem que naquele horário, não dá.

 

E aí, gostaram das dicas? Você trabalha em casa? Que dica você daria pra quem quer começar nessa vida?
Queria agradecer as meninas: Suelen, Larissa, Clara, Stephanie e Raíne, que me ajudaram com ideias para o post! <3

Beeeijos!

Share

K-Chan Nhayök

7 comentários em “Dicas para quem quer trabalhar em casa

  1. Eu sou bolsista na faculdade, e o trabalho que me passam eu faço em casa. É bom por ser confortável, mas tu tá em casa, de sentar pra trabalhar e acabar procrastinando na internet é um passo xD
    Obrigada pelo comentário no meu texto <3 o curta ainda está em fase de pós-produção, pois tivemos uns problemas com o áudio, mas assim que der coloco lá no blog *3*

  2. Olá, tudo bem?

    Adorei as dicas, atualmente cada vez mais pessoas estão aderindo a essa ideia e se organizar é algo extremamente difícil!

    Já estou seguindo o blog!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo