Youtube: 3 truques que ninguém te conta!
Tecnologia: o lado bom, que ninguém vê
3 lugares para conhecer no estado de SP
campanhas-promocoes category image Campanhas e promos
Zenfone 5 – reclamação e péssimo atendimento da Asus Brasil
20 de julho de 2015

Muitos criticam o “jeitinho brasileiro” de resolver problemas, isso já até tomou proporções internacionais e deu muita briga. Mas, como resolver as coisas em um país onde a burocracia é complexa, o sistema público é lento e a justiça quase sempre falha?
O “jeitinho brasileiro” nada mais é do que uma forma que o verdadeiro brasileiro encontrou para sobreviver ao Brasil. Como assim? Vou explicar…

A maioria aqui já sabe, mas pra quem ainda não sabe: eu morei dois anos em Portugal. Lá eu pude notar o quão necessário é o “jeitinho brasileiro” aqui no Brasil e o quão dispensável e inútil ele é lá fora.
Vamos definir esse tal de “jeitinho brasileiro” primeiro:

É uma forma de resolver problemas, passando por cima daquela que seria a resolução “oficial”, pulando a burocracia necessária para chegar até o resultado esperado, muitas vezes contando com a ajuda de terceiros, que tenham qualquer nível de conhecimento na área.

Não posso dizer isso de todos os países, mas nos países da Europa pelos quais passei, especialmente Portugal, não precisamos recorrer a terceiros, porque as coisas funcionam, as burocracias são simples e rápidas e é muito fácil ser atendido, socorrido e ter seus direitos assegurados, caso você realmente precise. Não há aquele medo de ir atrás dos nossos direitos, não passaremos por mentirosos e nem seremos questionados ou influenciados a desistir de buscar aquilo que deveria ser nosso.

Por outro lado, aqui no Brasil, sempre que precisamos de um “socorro” de “órgãos superiores”, somos desmotivamos por um simples pensamento que já está enculturado por nós: vai demorar. Quem aqui não sai e casa sem hora pra voltar quando sabe que vai haver uma reunião, tirar um documento ou ir atrás de algo que demande algum processo burocrático, por mais simples que aparente ser?
Pois é, as vezes preferimos pagar (médicos, técnicos não autorizados, despachantes, advogados particulares) por serviços que deveríamos ter atendimento gratuito e de qualidade aqui no Brasil, simplesmente porque sabemos que vai demorar muito conseguir algo da forma convencional, da forma que deveria ser a correta.

E esse meu post vem depois de precisar utilizar um serviço de garantia aqui no Brasil. Lembro-me que a primeira vez que precisei de um serviço desse tipo, foi lá em Portugal, a lente retrátil de uma câmera fotográfica minha parou de funcionar ficava sempre para fora da câmera e, como havia um pequeno ralado do lado de fora (esse ralado tinha sido por mau uso), meus amigos brasileiros me disseram para nem ir atrás da garantia, porque iria alegar que eu havia derrubado a câmera, causando o defeito na lente (o que não havia ocorrido). Mas eu resolvi ir, afinal de contas, não tinha nada a perder. Levei a loja e sequer me perguntaram o motivo: estava dentro do prazo da garantia e eu tinha o total direito de enviar a câmera, mesmo que ela funcionasse perfeitamente – e eles tinham o dever de averiguar o que estava acontecendo e depois decidir se fariam ou não o reparo.
Eis que, 5 dias depois me ligaram, achei que seria com a má notícia de que não cobririam o reparo da lente, mas não, era para avisar que meu produto estava reparado e pronto para ser retirado na loja.
Um tempo depois um mp4 que eu comprei parou de funcionar, levei e me deram um novo ainda na loja, sem sequer enviar para a garantia. Resolvi tudo em um dia.

Mas, como nem tudo são flores, isso aconteceu em Portugal. Aqui no Brasil as coisas não são assim. Quem segue a minha fan page no Facebook, deve ter visto esse post, no qual explico porque tirei a resenha do Zenfone 5 do ar aqui do blog e critico o atendimento que recebi da Asus Brasil.

O que aconteceu com o Zenfone 5?

Publiquei no site Reclame Aqui, uma reclamação, que não está sozinha lá, sobre a tela do meu Zenfone 5 ter trincado, sem que o celular sofresse quedas, batidas ou qualquer dano que pudesse prejudicá-lo. Estava com capinha e película protetora, protegido dentro da bolsa, a bolsa estava no meu ombro e eu estava em pé quando tudo aconteceu.
Fui respondida pela empresa que isso se caracteriza como “dano causado”, devido a queda. Responderam isso sem sequer avaliarem os danos do meu aparelho e ignorando o fato dele NÃO TER CAÍDO e, após réplica da reclamação, não houveram mais respostas. Também reclamei pelo site oficial da Asus Brasil e sigo sem respostas, além da resposta que recebi pelo Reclame Aqui.

Compartilho aqui um vídeo de uma pessoa que teve um problema semelhante ao meu:

Compartilho também mais 12 reclamações que podem ser encontradas na PRIMEIRA página de buscas do Google:

  • 1 http://www.reclameaqui.com.br/13747083/asus/tela-trincada-zenfone-5/
    2 http://www.reclameaqui.com.br/13714093/asus/zen-fone-5-tela-quebrada/
    3 http://www.reclameaqui.com.br/11493088/asus/asus-zenfone-5-tela-trincada/
    4 http://www.reclameaqui.com.br/12885129/asus/asus-zenfone-5-tela-trincada/
    5 http://www.reclameaqui.com.br/11147998/asus/asus-zenfone-5-tela-trincada/
    6 http://www.reclameaqui.com.br/13746986/asus/tela-zenfone-5-trincada/
    7 http://www.reclameaqui.com.br/13825890/asus/zenfone-5-tela-trincada/
    9 http://www.reclameaqui.com.br/13774768/asus/tela-trincada-zenfone-5/
    10 http://www.reclameaqui.com.br/13687107/asus/zenfone-5-tela-trincada/
    11 http://www.tudocelular.com/Asus/comentarios/n2604/Asus-ZenFone-5.html
    12 https://www.reclamao.com/reclamacao-contra-asus-brasil/905353/zenfone-5/
  • O Zenfone 5 se provou um produto com um ótimo processador, mas de péssima qualidade e, mais uma vez, o atendimento do Brasil provou ser ineficiente, desconfia do consumidor e não cumpre seu dever, sendo que meu aparelho é novo e não deveria apresentar esse tipo de defeito.

    E agora, Asus Brasil?

    Agora que hoje mesmo irei ao PROCON, registrar oficialmente minha queixa e, enquanto isso, sigo sem celular e sem dinheiro, porque o Zenfone 5 não é o mais barato dos aparelhos para que as pessoas possam simplesmente consertá-lo ou descartá-lo em menos de seis meses. Mas, resolvendo ou não, fica aqui registrado minha tremenda INSATISFAÇÃO com a Asus Brasil, o mau atendimento ao consumidor no país e essa bagunça toda que está a minha vida.

    TwitterPinterestTumblrLinkedInDeliciousEmailGoogle BookmarksWhatsAppWordPressGoogle+Facebook

    Post por: K-Chan Nhayök




    9 Comentários em “Zenfone 5 – reclamação e péssimo atendimento da Asus Brasil”


    Ohara 20-07-2015

    Pocha kla&uma pena!
    Me recordo, acho, vc estava muito feliz com esse celular novo&a gente ate teve a ideia de criar um post, sobre apps etc, eu ate tinha indicado uns
    apps ok, vc tava ate com planos de testar&eu vi a sua reclamação, eu ate estava querendo comprar o zenfone, eu estava, e voltei a estar: com planos de
    comprar um galaxy da vida& sério, estou muito triste pelo o que veio a ocorrer, espero que a asus resouva, o que acho que nunca vai acontecer.
    Desculpa pela historia de nunca vai resouver&pq pelo jeito que a asus ta lidando com teu caso, fico ate meio&sem esperanças&a gente ate tinha
    conversado no post do zenfone, vc falando, ele se comparava ao iphone&eu aposto q ele veio assim de fábrica&o celular trincar a tela na mochila, todo
    protejido? não kla, isso é de fábrica, pode ter serteza.
    Kissus e boa sorte, Kla!

    | Responder
    K-Chan Nhayök 22-07-2015

    obrigada pelo apoio, linda! <3
    Eu ainda vou tesar os apps pode ter certeza!!!!

    beijos

    | Responder
    Ohara 20-07-2015

    E eu fico aqui resando e torcendo do outro lado da tela pra eles devolverem seu dinheiro, pelomenos.
    kkkkk E pra sempre sem zenfone! rsrsrs só pra dar uma animada, porque ta tudo muito triste essa história.
    Quando eu puder eu vou compartilhar essa história nas redes sociais, para que outros consumidores não venham a comprar esse celular e não passar pelo
    que vc acabou de passar&
    Kissus e boa sorte novamente

    | Responder
    Ohara 20-07-2015

    Kla,
    Eu voltei so p/contar um detalhinho
    Eu lembrei da resenha..
    E vc gravou aqueles videos bem gravados com ele..
    Sem zenfone, e sem videos com uma boa gravação hahahaha, mais irei tentar ver seus videos futuros! espero q vc arrume um celular novo..
    Eu so fiquei pensando nessa cara de pau da asus o dia td, fui almoçar, organizar a casa, acistir novela&e ate agra eu nao consigo imaginar pq a asus é
    uma empreza tão falsa!
    O zenfone é um celular otimo, mais com uma pecima qualidade porem
    Uma pena&

    | Responder
    K-Chan Nhayök 22-07-2015

    hahahaha eu vou postar de novo os vídeos, pode deixar!

    De qualquer forma, estão no meu canal: http://www.youtube.com/klaryan

    | Responder
    Ohara 21-07-2015

    Kla,
    Na verdade nem “compartilhei nasredes sociais’^ eu ate poderia, antigamente: pq eu tinha um face mais exclui a umas 3 semana x.xxx mais eu ja alertei
    alguns conhecidos que estavam afim de comprar o zenfone: simmmmm! conheço gente muito afim de comprar o zenfone*mais ate ja e uma coisa, alertando e
    oq importa&acho q se depender de todos q alertaeam e fizeram as reclamações nos sites de reclamação net a fora, em breve este celular saira do
    mercado.
    Isso ae&um aviso apenas.
    Kissus

    | Responder
    K-Chan Nhayök 22-07-2015

    Pois é, é triste ver uma empresa “séria” tratando os consumidores assim, né? 🙁

    | Responder
    marcelo 03-02-2016

    NAO COMPREM CELULAR SMARPHONE GO DA ASUS BRASIL ELES NOA TEM LOJA DE TROCA NO SAC ELES NAO RESOLVEM NADA….DESDE DEZEMBRO DE 2015 ATE HOJE 03/02/2016 ESTOU SEM CELULAR POR CONTA DA ASUS BRASIL……CELULAR EM LIGAÇOES LONGAS TRAVA E PRECISO TIRAR ABATERIA E REINICIAR….AMIGOS CONSUMIDORES NAO COMPREM SMARTPHONE ZENFONE DA ASUS BRASIL

    | Responder
    ROBERTO 03-04-2016

    COMPREI UM
    Notebook ASUS Z550MA-XX004T Intel Celeron Quad Core 4GB 500GB LED 15,6″ Windows 10 Marrom
    NAS LOJAS AMERICANAS ONDE FOI MUITO BEM ATENDIDO,PAGUEI AVISTA R$ 1498,00 ,EM DINHEIRO ,MAS EM UMA SEMANA O NOTEBOOK QUEIMOU O CARREGADOR,FIQUEI 15 DIAS TENTANDO LIGAR PARA O 0800 QUANDO CONSEGUI EXPLIQUEI TODO MEU PROBLEMA EU NÃO ACHAVA O N° DE SÉRIE E O N° DE MODELO O ATENDENTE ME FEZ VARIAS PERGUNTAS E ME PASSOU OS NÚMEROS .ASSIM PREENCHI TODA A FICHA ON LAINE E ENVIEI PASSOU MAI S DE UMA SEMANA ME RESPONDERAM QUE OS NÚMEROS DE SÉRIE E MODELOS ESTAVAM ERRADOS ,QUE PREENCHESSE OUTRA FICHA E MANDASSE, E AGORA O QUE FAZER SE O PRÓPRIO ATENDENTE NÃO SABE OS NÚMEROS CERTOS,QUE SITUAÇÃO QUE FUI ARRUMAR Q DECEPÇÃO TO SEM O EQUIPAMENTO QUE COMPREI PARA TRABALHO, DIFICULTANDO MINHA VIDA E SEM A QUEM RECORRER JÁ PENSEI EM TACAR FOGO NELE E FILMAR COLOCAR NO YOOTUB ASSIM AS PESSOAS VÃO ACREDITAR NO MEU DESESPERO E NÃO VÃO COMETER O ERRO QUE COMETI COMPRANDO O EQUIPAMENTO ASUS,ME SINTO LESADO E UM VERDADEIRO TROUXA,JÁ VÍ VÁRIAS RECLAMAÇÕES SOBRE A ASUS NA INTERNET E COM AMIGOS DE TRABALHO GENTE R$1498,00 AVISTA NA ATUAL CRISE É MUITO DINHEIRO PRA PERDER ASSIM O ARREPENDIMENTO E A FRUSTAÇÃO DE OLHAR PARA O NOTEBOOK DENTRO DA CAIXA E TER Q TRABALHAR COM MEU TABLET VELINHO DA PHILCO E FRUSTANTE,MAS QUANDO FIZER O VIDEO VOU FAZER EM PRAÇA PÚBLICA PARA VEREM Q FOI VERDADE E COM A NOTA FISCAL NA MÃO.

    | Responder

    Comentar






    *Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
    *Sem spam e sem xingamentos nos comentários.